Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cras de Jaraguá do Sul propicia cursos técnicos para jovens

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/10/2021 10:49
Prefeitura de Jaraguá do Sul Com recursos do CMDCA, projeto criado em 2019 é retomado neste ano com intuito de preparar os alunos para o mercado de trabalho na indústria Com recursos do CMDCA, projeto criado em 2019 é retomado neste ano com intuito de preparar os alunos para o mercado de trabalho na indústria

Olhos atentos e muita expectativa. Foi assim que a turma de Robótica Básica acompanhou a abertura das aulas no bloco C do Senai de Jaraguá do Sul no começo da tarde desta terça-feira (05). Turma essa, formada por 20 jovens com idade entre 14 e 17 anos em vulnerabilidade social e econômica assistidos pelos sete centros de Referência de Assistência Social (Cras), existentes no Município.

Além deles, outros 40 alunos, distribuídos nos cursos de Modelagem e Costura Básica e Eletricista Residencial também foram beneficiados por uma parceria entre Senai e Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação. O projeto, criado em 2019 e retomado este ano, tem como principal meta preparar esses jovens para o futuro mercado de trabalho. A iniciativa é viabilizada por meio de recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Pauli, do presidente do CMDCA, Edson William Piotto, do coordenador de Cursos Rápidos do Senai, Rafael Rodrigues da Silva e da professora de Robótica, Jéssica Tuon Tiburski, além dos pais dos próprios participantes. “Estamos muito felizes em retomarmos este projeto, interrompido ano passado por causa da pandemia, e que tem como objetivo qualificar esses adolescentes e posteriormente encaminhá-los ao mercado de trabalho”, comentou Bruna.

Apesar da gratuidade dos cursos para essas famílias, a coordenadora espera que os jovens aproveitem a oportunidade e se empenhem, para que possam ser encaminhados para o mercado de trabalho e para que a Prefeitura possa ofertar novos cursos futuramente. “Vai depender do desempenho de vocês a continuidade do projeto que recebeu recursos do CMDCA”, destacou Bruna durante a apresentação do curso.

Já Piotto destacou a importância da parceria com o Senai: “Garantir à criança e adolescentes seus direitos à Educação, Saúde e, neste caso, o preparo para o mercado de trabalho. E essa parceria não deixa de ser uma ótima ferramenta. Até porque observamos na última Conferência da Criança e do Adolescente esse anseio dos jovens em acessar o mercado de trabalho, mas ao mesmo tempo da dificuldade que eles tem encontrado na profissionalização gratuita e o projeto junto aos Cras vem ao encontro desse anseio até por sua gratuidade. Tenho certeza que esta parceria com o Senai irá gerar grandes frutos”, projetou o presidente do CMDCA.

CURSOS

Segundo Rafael da Silva, os três cursos oferecidos ocorrerão no período da tarde no horário das 13h30 às 17 horas. “O de Robótica Básica, terá duração de 80 horas com foco na transformação digital que hoje é vivenciado dentro da indústria”, explicou. “Já nesta quarta-feira (06) inicia o de Eletricista Residencial Básico com duração de 68 horas. O objetivo é apresentar ao aluno noções básicas de instalação elétrica em residências. Por fim, na quinta-feira (07), inicia a capacitação de Modelagem e Costura Básica, sendo voltada para a área da confecção de vestuário onde os participantes terão noção de modelagem do vestuário e as práticas de costura”

Para o coordenador, a parceria com a Prefeitura permitirá a esses jovens uma inserção futura no mercado de trabalho. “E aqueles que ainda não tem idade para isso já poderão vivenciar esse mundo tecnológico da indústria para que, quando ele atinja essa idade ele já esteja preparado e conheça um pouco essa vivência de profissionalização”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro