O curso de pós-graduação “A Esquerda no Século XXI”, encabeçado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), que também é professor universitário, está com pré-inscrições abertas. As aulas devem ser ministradas na Universidade Federal da Fronteira Sul.
Outras figuras da esquerda do cenário político eleitoral e também da academia formarão o corpo docente do curso. Entre os nomes, estão o do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), o do sociólogo e cientista político Emir Sader, o do escritor e teólogo Leonardo Boff, o do presidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, e também o do coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, além do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), sendo que alguns nomes ainda devem ser confirmados. O destaque é a participação da ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu processo de impeachment no ano passado.
De acordo com o deputado Pedro Uczai, o curso será ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul e terá parceria com a Fundação Perseu Abramo, com duração de um ano.
A assessoria de imprensa da Universidade Federal enviou uma nota na manhã desta terça feira (11), onde esclarece a participação da instituição na oferta do curso. Leia:
A UFFS não é proponente do curso, portanto, não responde pela sua gestão acadêmica e orçamentária. Em se tratando de uma iniciativa de cunho educacional, recebe o apoio, nos termos acordados, dessa Universidade. O apoio da UFFS ainda não está completamente definido, mas devemos participar com a disponibilização do acesso ao espaço publico da biblioteca e, de acordo com a necessidade do curso, salas de aula para a oferta de alguns componentes. Entendemos que a missão de toda universidade é realizar e apoiar a reflexão e a produção do conhecimento. Por isso, acreditamos no apoio a iniciativas como essa.
Veja a programação:
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro