Close Menu

Busque por Palavra Chave

Palhoça está entre 100 melhores cidades do Brasil em geração de empregos

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/10/2021 10:01 - Atualizado em 18/10/2021 10:04
Divulgação Números estão ilustrados em recente relatório do Ministério da Economia Números estão ilustrados em recente relatório do Ministério da Economia

A economia de Palhoça segue apresentando sinais de fortalecimento, após o cenário instável provocado pela pandemia de Covid-19. Segundo o mais recente relatório do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), compilado pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o município registrou mais um mês de superávit na relação entre o número de trabalhadores admitidos e os postos de trabalho perdidos: o saldo é de 805 vagas preenchidas.

Se observado o desempenho dos últimos 12 meses, Palhoça aparece como a 8ª cidade que mais gerou emprego em Santa Catarina. Além de Palhoça, outras 10 cidades catarinenses figuram na lista dos 100 municípios que mais registraram empregos formais no país nesse período. Palhoça vem em 75º lugar, com 6.522 vagas.

Em agosto, foram criados 3.150 novos postos de trabalho em Palhoça. Diante de 2.345 vagas perdidas, o saldo é de 805. Com isso, o município chega a 15 meses de balança positiva na geração de empregos e já aponta um estoque de 47.341 posições de trabalho preenchidas formalmente. “Os números do Caged mostram que nossos programas de fortalecimento do emprego e renda têm surtido efeito. Se compararmos apenas os números dos dois últimos meses registrados pelo relatório, o saldo de agosto quase triplicou, em relação ao registrado em julho. Isso mostra que Palhoça, hoje, é um sólido polo de atração de investimentos”, comemora o prefeito Eduardo Freccia.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Anna Paula Heiderscheidt, o município segue firme no curso do desenvolvimento. “Nós temos feito várias ações para ajudar a estimular o ambiente de negócios no município. Por exemplo: acabamos de instalar uma sala do Sine dentro do Mercado Público, onde nossos profissionais também encaminham os cidadãos para outros dois programas, o Emprega Palhoça e o Qualifica Palhoça. Fomos o primeiro município de Santa Catarina a concluir o Salto em 2021, um programa de aceleração de microempreendedores individuais, realizado em parceria com o Sebrae. Entre outras ações pensadas, planejadas e desenvolvidas pelas nossas equipes diariamente. Todo esse trabalho tem dado bons resultados”, comemora Anna Paula.

O Emprega Palhoça, citado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, é uma plataforma virtual criada pela Prefeitura para aproximar os trabalhadores disponíveis no mercado dos empreendedores que precisam de mão de obra. Para se candidatar às vagas de trabalho ou para buscar um profissional no mercado, basta acessar o site empregapalhoca.com.br e realizar o cadastro. Hoje, a plataforma conta com 256 vagas de trabalho cadastradas (veja abaixo a lista de posições disponíveis).

Já o Qualifica Palhoça é um projeto desenvolvido com a missão de proporcionar qualificação e valorização profissional aos munícipes e servidores públicos do município, aperfeiçoando as habilidades dos profissionais e reduzindo a distância entre os trabalhadores e as necessidades do mercado.

O objetivo é facilitar o acesso ao mercado de trabalho, oferecendo capacitações através de cursos, palestras e oficinas aos candidatos a vagas de emprego e aos participantes do programa Jovem Aprendiz no município de Palhoça. Atualmente, o Qualifica Palhoça tem nove cursos com inscrições abertas e 520 cidadãos inscritos: Telemarketing e Call Center, Comprador 2, Introdução ao Direito do Consumidor, Clareza Textual, Psicologia de Aprendizagem na Educação Infantil, Inglês Básico I, Assistente Administrativo, Dicas para Apresentação Otimizada e Português para Provas e Concursos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro