Close Menu

Busque por Palavra Chave

Palhocences contam com atendimento odontológico domiciliar

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/10/2021 09:40 - Atualizado em 19/10/2021 09:41
Prefeitura de Palhoça Serviço é destinado a pacientes que estejam impossibilitados de se dirigirem às unidades básicas de saúde Serviço é destinado a pacientes que estejam impossibilitados de se dirigirem às unidades básicas de saúde

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria de Saúde de Palhoça, por meio da especialidade Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (PNES), oferece a modalidade de serviço de atendimento odontológico domiciliar. O serviço é destinado a pacientes especiais, que, por dificuldades de locomoção, permanentes ou temporárias, estejam impossibilitados de se dirigirem às unidades básicas de saúde (UBS) do município.

“Nós não podemos deixar de atender aquelas pessoas que têm dificuldade de locomoção e não teriam condições de se deslocar até uma unidade de saúde para realizar um tratamento. Então, nós levamos o tratamento até este paciente”, explica o prefeito Eduardo Freccia.

O atendimento ocorre em parceria com a atenção primária à saúde, onde o cirurgião-dentista da Estratégia de Saúde da Família (UBS) comunica-se com especialista para discussão de caso, dúvidas clínicas e cirúrgicas, questionamentos referentes à especialidade, entre outras questões (conduta denominada matriciamento). “Neste processo de integralidade do atendimento, cada caso é avaliado e discutido individualmente: constatada a necessidade do atendimento ser realizado em âmbito domiciliar e por especialista, acontecerá a visita conjunta”, explica o secretário de Saúde, Rosiney Horácio.

Para a cirurgiã-dentista especialista em Pacientes com Necessidades Especiais, Fabiana D’Avila da Cunha, “o atendimento domiciliar permite que condutas odontológicas básicas, procedimentos paliativos e eventuais encaminhamentos para a atenção terciária se deem sem que pacientes com necessidades especiais em condições clínicas mais graves se desloquem até a unidade de saúde, trazendo conforto e humanidade ao tratamento”.

O atendimento domiciliar tem como objetivo a atenção preventiva e curativa de pacientes com problemas de caráter sistêmico e crônico, associados aos agravos fisiológicos, físicos ou psicológicos.

Os procedimentos que não são possíveis de fazer no atendimento domiciliar são encaminhados ao nível de atenção terciária para sedação, realizando a continuidade do cuidado e respeitando a integralidade no SUS.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro