Close Menu

Busque por Palavra Chave

Maioria ou minoria

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/10/2016 11:02 - Atualizado em 14/10/2016 11:02

Agora estão começando as negociações com os vereadores eleitos para encaminhar entendimentos para a eleição da Mesa nas Câmaras municipais. A oposição que perdeu, incrementa para que os possíveis se mantenham firmes para que não ajustem entendimento e se mantenham na oposição.

Por que isso? Porque querem dar continuidade à disputa. Ganha no Executivo, perde no Legislativo, esta seria a regra. Bobagem. O prefeito eleito precisa apenas fazer o trabalho a que está destinado e as coisas vão se ajeitando no decorrer do tempo.

A dor de cotovelo para quem perdeu a eleição é a mesma. Vai digerir apenas quando for o terceiro ano, lugar onde já começam as tratativas para construir a próxima eleição. Derrotado é sempre assim, odeia que o vencedor continue ganhando.

Quem ganha com a afinidade na Câmara é o município. Por isso acontece em Brasília, na Assembleia, nas Câmaras municipais. O derrotado não consegue se ver em uma nova derrota e, por isso, aposta para que a Câmara inviabilize os trabalhos do Legislativo. Esta tolice é típica de um lugar aonde o tempo vai, aos poucos, destruindo o ódio que insiste em se manter, mas vai sendo vencido a cada tempo.

Os prefeitos precisam dar continuidade aos trabalhos e vão, por osmose, atraindo os afinados para um entendimento. O calor da campanha, o sentimento de derrota ainda vivo, se manifesta e terá que manter a paciência suficiente para que, ao longo das conversações, o azedo dê lugar à doçura.

Os prefeitos terão a habilidade suficiente para construir isso e não será um coletivo de derrotados que vai, só para alimentar seu ego, segurar os entendimentos. As abóboras serão ajeitadas conforme o andar da carruagem. O Poder se entende com outro e eles, em sintonia, encontram um caminho.

Agora é o momento de buscar o entendimento deixar o tempo ajustar o que precisa para fazer o que deve ser construído. A fórmula será adaptada e vai, no final, dar o resultado esperado. A intransigência e a arrogância morreram na eleição e venceram os melhores. Vai ser assim também na construção da Mesa.


Outras Notícias
Fecam
OktoberFest
CORAÇÃO DE SC
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro