Agora estão começando as negociações com os vereadores eleitos para encaminhar entendimentos para a eleição da Mesa nas Câmaras municipais. A oposição que perdeu, incrementa para que os possíveis se mantenham firmes para que não ajustem entendimento e se mantenham na oposição.
Por que isso? Porque querem dar continuidade à disputa. Ganha no Executivo, perde no Legislativo, esta seria a regra. Bobagem. O prefeito eleito precisa apenas fazer o trabalho a que está destinado e as coisas vão se ajeitando no decorrer do tempo.
A dor de cotovelo para quem perdeu a eleição é a mesma. Vai digerir apenas quando for o terceiro ano, lugar onde já começam as tratativas para construir a próxima eleição. Derrotado é sempre assim, odeia que o vencedor continue ganhando.
Quem ganha com a afinidade na Câmara é o município. Por isso acontece em Brasília, na Assembleia, nas Câmaras municipais. O derrotado não consegue se ver em uma nova derrota e, por isso, aposta para que a Câmara inviabilize os trabalhos do Legislativo. Esta tolice é típica de um lugar aonde o tempo vai, aos poucos, destruindo o ódio que insiste em se manter, mas vai sendo vencido a cada tempo.
Os prefeitos precisam dar continuidade aos trabalhos e vão, por osmose, atraindo os afinados para um entendimento. O calor da campanha, o sentimento de derrota ainda vivo, se manifesta e terá que manter a paciência suficiente para que, ao longo das conversações, o azedo dê lugar à doçura.
Os prefeitos terão a habilidade suficiente para construir isso e não será um coletivo de derrotados que vai, só para alimentar seu ego, segurar os entendimentos. As abóboras serão ajeitadas conforme o andar da carruagem. O Poder se entende com outro e eles, em sintonia, encontram um caminho.
Agora é o momento de buscar o entendimento deixar o tempo ajustar o que precisa para fazer o que deve ser construído. A fórmula será adaptada e vai, no final, dar o resultado esperado. A intransigência e a arrogância morreram na eleição e venceram os melhores. Vai ser assim também na construção da Mesa.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro