Close Menu

Busque por Palavra Chave

CICLO DE OFICINAS

Ceom promove formação gratuita para a valorização do patrimônio cultural

Unochapecó As oficinas serão realizadas entre os dias 23 de outubro e 13 de novembro As oficinas serão realizadas entre os dias 23 de outubro e 13 de novembro

O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) realizará, entre os dias 23 de outubro e 13 de novembro, o 'Ciclo de Oficinas: Possibilidades Didáticas para Trabalhar com o Patrimônio Cultural de Chapecó'. A atividade foi idealizada por meio do edital de chamamento público n. 02/2020 'Aldir Blanc Chapecó' e proposto pela técnica em Educação Patrimonial do Ceom, Aline Bertoncello. Os encontros serão realizados remotamente pelo Google Meet e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo site da Unochapecó até o dia 22 de outubro.

As oficinas são ofertadas a todos os interessados na área, e propõe preparar e equipar profissionais de forma que possam incentivar o reconhecimento, valorização e respeito a todos os patrimônios culturais. "O projeto visa contribuir, também, para a valorização da cultura dos povos marginalizados, que por muitas vezes, por não se tratarem de bens oficiais, edificações ou monumentos, seus conhecimentos e tradições não são reconhecidos como patrimônios", pontua Aline.

A programação contará com quatro encontros virtuais que acontecerão aos sábados, com duração de uma hora e meia. A abertura acontecerá no dia 23 de outubro, e a primeira oficina abordará teorias e conceitos relacionados ao patrimônio cultural e a legislação que o protege. No segundo dia (30/10), serão discutidas as diferentes formas de um patrimônio e as potencialidades patrimoniais em Chapecó. No sábado seguinte (06/11), vão ser apresentadas possibilidades didáticas para o conhecimento e valorização do patrimônio cultural, como ideias de roteiros de viagens e passeios pelo centro da cidade e terras indígenas.

A quarta, e última, oficina acontecerá no dia 13 de novembro e será reservada para apresentações de seminários. Os participantes deverão formar grupos para apresentação de trabalhos. A proposta envolverá uma atividade didática voltada ao patrimônio cultural dentro do campo de atuação de cada integrante.


Outras Notícias
Alesc - Outubro - Mobile
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro