Close Menu

Busque por Palavra Chave

Maldaner pede ao FPC recursos de bancada para programa de bovinocultura de leite

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/10/2021 10:45 - Atualizado em 21/10/2021 10:47
Raquely Benedet Cella Maldaner ressalta sobre o desenvolvimento sustentável da pecuária de leite executado pela Epagri Maldaner ressalta sobre o desenvolvimento sustentável da pecuária de leite executado pela Epagri

O Fórum Parlamentar Catarinense se reuniu na tarde desta quarta-feira (20) para debater alguns assuntos relativos a Santa Catarina.

Por proposição do deputado Celso Maldaner, a pauta principal do encontro foi o programa de desenvolvimento sustentável da pecuária de leite que é executado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Com a participação da presidente da entidade, Edilene Steinwandter, que recentemente foi considerada uma das 100 mulheres mais poderosas do agro, Maldaner ressaltou a importância da entidade e da assistência técnica e extensão rural para a bovinocultura de leite, que responde por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e está presente em 60 mil estabelecimentos rurais do Estado.

Para o deputado, que é relator da Subcomissão Permanente do Leite da Câmara Federal e coordenador da Comissão de Agricultura Familiar da Frente Parlamentar da Agropecuária, além da relevância econômica, a bovinocultura de leite possui grande importância social, pela viabilização da pequena propriedade rural e pelo aporte de renda mensal, promovendo a permanência das famílias no campo com qualidade de vida.

O projeto, desenvolvido pela Epagri a pedido de Maldaner e apresentado hoje para os demais parlamentares, visa captar recursos de emenda da bancada, do orçamento seguinte, para viabilizar através da Assistência Técnica e Extensão Rural, soluções para os desafios enfrentados pelos produtores em produzir alimentos de qualidade ao mesmo tempo que conservam o meio ambiente.

Dentro disso, o foco principal é atender aproximadamente 3 mil produtores com a produção baseada em pastagens, considerada mundialmente como uma opção sustentável, com menores riscos econômicos ao produtor e menos dependente de insumos externos.

“O primeiro passo foi dado, agora o Fórum precisa acatar o projeto e destinar os recursos para que se concretize”, finaliza Maldaner.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro