Lê Notícias - Política - Saretta diz que Guerra do Contestado precisa...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Saretta diz que Guerra do Contestado precisa ser lembrada para não repetir os erros do passado

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/10/2021 10:41 - Atualizado em 22/10/2021 10:42
Daniel Conzi/Agência AL Deputado salientou que data precisa ser lembrada por conta dos movimentos sociais e luta pela terra Deputado salientou que data precisa ser lembrada por conta dos movimentos sociais e luta pela terra

O deputado Neodi Saretta destacou na tribuna os 109 anos da Guerra do Contestado, que é celebrado nesta sexta-feira (22) e pediu que o Estado promova ações para lembrar deste conflito que matou milhares de pessoas.

A solicitação foi encaminhada à Fundação Catarinense de Cultura com o objetivo de manter a manter vivo o conflito do Contestado e a memória dos que resgataram a história. “Por muitos anos não se falou sobre a Guerra do Contestado, portanto é preciso, manter viva a história do conflito, a memória dos que resgataram esta história, e a memória dos que lutaram na guerra”.

O deputado, que é autor da Lei que instituiu o 22 de outubro de 2012 como o Centenário do Contestado, destacou o município de Irani, berço do Contestado, e também enalteceu o historiador Vicente Telles, um dos maiores historiadores do conflito.

Saretta disse ainda, que a data precisa ser lembrada para que as pessoas conheçam a história e possam entender este importante episódio, para a construção das características sociais, econômicas e políticas do território catarinense. ”A data de 22 precisa ser lembrada e não comemorada, pelo contrario, é para lamentar o conflito e não repetir os erros do passado”.

Ao final Saretta salientou que a Guerra do Contestado gerou muitos problemas sociais e que foi, inclusive, um dos primeiros movimentos sociais na luta pela terra.

GUERRA DO CONTESTADO

A Guerra do Contestado aconteceu entre os anos de 1912 e 1916, na fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina. O episodio envolvendo a disputa de terras na região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. A construção da ferrovia atraiu milhares de pessoas, mas, logo após a inauguração, os trabalhadores ficaram desempregados, provocando uma crise social.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
Câmara Floripa
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro