Close Menu

Busque por Palavra Chave

Transparência Criciúma

PRAZO FINAL

Câmeras de videomonitoramento devem ser instaladas em Xaxim até dezembro

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/07/2017 08:54
Subtenente Camargo esteve no canteiro central do trevo do meio onde será feita instalação de câmera (Foto: Marcos Schettini/LÊ) Subtenente Camargo esteve no canteiro central do trevo do meio onde será feita instalação de câmera (Foto: Marcos Schettini/LÊ)

Por Janquieli Ceruti

Solucionar crimes contra o patrimônio, de trânsito e identificação de suspeitos com mais agilidade deverá ser possível em Xaxim até o fim deste ano. Na manhã desta terça-feira (11), o subtenente Camargo, da Secretaria de Segurança Pública do Estado, esteve no município para supervisionar os locais onde as 10 câmeras de videomonitoramento, oriundas do convênio entre a Administração Municipal, Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) e Polícia Militar, deverão ser instaladas. Em Xaxim, conforme o projeto divulgado ainda em 2014, o investimento é de pouco mais de R$ 108 mil provenientes dos cofres municipais, além da contrapartida de recursos estaduais.

De acordo com o subtenente Camargo, que foi recepcionado pelo vice-prefeito Adriano Bortolanza; pelo diretor do Departamento de Trânsito, Ivo Silveira; pelo comandante sargento Mozena e pela cabo Juceli, se trata de mais uma etapa do Programa Bem-Te-Vi. “Foi feita a licitação e as empresas que ganharam para a entrega dos materiais têm prazo de 60 dias para a entrega. Depois disso, com os postes fixados, acionaremos a empresa que fará a instalação e adequação da sala. Não temos prazo certo para a entrega deste serviço, pois neste intervalo poderá surgir algum problema de ordem técnica, mas as partes jurídica e administrativa já estão resolvidas. Darei um prazo mais alongado. Até o final do ano Xaxim vai ter o videomonitoramento”.

Ainda conforme Camargo, dez câmeras serão instaladas no município. “Serão dez, mas esse sistema tem capacidade de receber outras dez. A abrangência de visualização de cada uma é de até 400 metros em perfeita qualidade, o que trará a sensação de segurança para o cidadão de Xaxim”.

Para o vice-prefeito Adriano Bortolanza, o ideal seria que a obra já tivesse sido concluída há bastante tempo, mas ele demonstra satisfação em saber que até o final deste ano as câmeras integrarão o cotidiano dos xaxinenses. “Foi um compromisso que assumimos há alguns meses durante a audiência pública. Estou acompanhando a escolha dos pontos para dar maior segurança ao nosso povo. O assunto quase virou novela, e por isso até o pessoal da segurança pública tem receio em definir datas, mas esperamos que desta vez a ação possa ser concluída com êxito”.

PONTOS

Os pontos onde elas serão posicionadas foram decididos em virtude da movimentação de pessoas, concentração de delitos e rotas de fuga, como nos trevos de acesso, esquinas centrais, rótulas próximas a grandes empresas e casas de shows.

RELEMBRE

A parceira entre o Governo do Estado e prefeituras de 100 municípios catarinenses, oficializada em 2013, pelo governador Raimundo Colombo, visa garantir mais segurança para a população. A iniciativa faz parte da segunda etapa do Programa Bem-Te-Vi – Segurança por Videomonitoramento, que integra o Pacto pela Segurança, e prevê investimentos de R$ 10 milhões na instalação de mil câmeras de vigilância.


Outras Notícias
Transparência Criciúma 2
Anúncio Radial 2
Palhoça Parques
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro