Close Menu

Busque por Palavra Chave

Gelson Dalla Costa é agraciado com Ordem do Mérito Industrial

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/10/2021 10:13 - Atualizado em 25/10/2021 10:30
Isis Lacombe Gelson Dalla Costa (à esq.) recebeu Ordem da Fiesc, em solenidade realizada na sexta-feira (22), em Florianópolis Gelson Dalla Costa (à esq.) recebeu Ordem da Fiesc, em solenidade realizada na sexta-feira (22), em Florianópolis

O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), empresário chapecoense Gelson Dalla Costa, da Apti Alimentos, recebeu nesta sexta-feira (22), em Florianópolis, a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. A comenda, dos anos de 2020 e 2021, foi entregue pela Federação das Indústrias (Fiesc). O diretor da Fiação São Bento, Horst Maul, recebeu uma homenagem especial pelos 76 anos dedicados à indústria. A cerimônia contou com a presença de lideranças industriais e políticas do estado.

Em seu discurso, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, disse que os homenageados são exemplos incontestáveis do diferencial cultural do empresário catarinense. “Foi assim que Santa Catarina criou as bases que sustentam uma indústria pujante que, por sua vez, explica a nossa economia equilibrada, com tantos indicadores acima da média nacional, como emprego, crescimento, longevidade, entre outros”, afirmou.

O presidente da Acic, Nelson Eiji Akimoto, frisou que o reconhecimento de honra para Chapecó. Ele destacou a atuação de Dalla Costa como empreendedor e na comunidade. “É o reconhecimento do trabalho que desenvolveu durante sua trajetória profissional, ao lado de grandes nomes do estado. É importante ter pessoas de Chapecó nessa homenagem entregue pela Fiesc. Mais uma vez a Acic está presente e fica agradecida pelo trabalho do Gelson Dalla Costa em todos esses anos na Associação e também nas outras entidades em que atua”.

O vice-presidente regional Oeste da Fiesc, Waldemar Schmitz, salientou que Dalla Costa foi indicado à homenagem pelos relevantes serviços que presta para Chapecó e para a região, por meio das entidades empresariais e assistenciais em que atua. “No campo social, realiza um trabalho voluntário que beneficia muitas pessoas e, como industrial, gera empregos e renda, enviando produtos para todo o Brasil e Mercosul”.

Solenidade de homenagens foi realizada pela Fiesc, nesta sexta-feira (Foto: Isis Lacombe)

SOBRE O EMPRESÁRIO

Natural de Quilombo, Dalla Costa é filho de agricultores e saiu de casa aos 15 anos para estudar. Formou-se técnico em agropecuária e iniciou sua carreira profissional na Aurora Coop, empresa na qual trabalhou até 1985 quando fundou a Apti Alimentos, em Chapecó, junto com os sócios Hugo Biehl, Crusvaldino Mezalira e Adair da Silva (in memoriam). Hoje a companhia emprega 600 profissionais, tem faturamento anual superior a R$ 450 milhões e atua no Brasil e no Mercosul. A Apti, que também tem uma planta em Araras-SP, fabrica produtos como achocolatados, refrescos e sobremesas.

Dalla Costa foi vice-presidente da Acic e presidiu o conselho deliberativo da Associação Chapecoense de Futebol. É vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação do Oeste Catarinense (Sindialimentos). Tem um reconhecido trabalho voluntário na comunidade. Desde 2005 integra a direção da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade filantrópica que administra os hospitais Regional do Oeste (HRO) e da Criança, ambos em Chapecó, e o Nossa Senhora da Saúde, de Coronel Freitas. É vice-presidente do conselho delegado de administração do HRO.

OUTROS HOMENAGEADOS

Também foram homenageados os industriais: Fernando Cestari de Rizzo (Tupy, de Joinville), Júlio André Ruas Tedesco (in memoriam - Grupo Tedesco, de Balneário Camboriú), Sirivaldo José Barbieri (Pioneiro Baterias, de Treze Tílias), Salézio José Martins (Grupo Kyly, de Pomerode), Ricardo Minatto Brandão (Brametal, de Criciúma), além de Vicente Donini, do Grupo Marisol, de Jaraguá do Sul, que recebeu a comenda nacional, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A ORDEM

Criada em 2000, a Ordem do Mérito Industrial de SC reconhece, anualmente, personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro