Até o sol resolveu prestigiar o domingo no Parque da Inovação onde se comemorou, com muitas atividades, a passagem do Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º deste mês. A iniciativa promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de Jaraguá do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, promoveu uma campanha educativa, que se estendeu ao longo do dia e que teve como objetivo divulgar informações sobre os direitos dos idosos com ações direcionadas a esse público.
Para a secretária-executiva do CMDI, Graciane Macedo, a avaliação foi a melhor possível. “Foi muito bom mesmo principalmente para os idosos. Depois de todo o isolamento imposto pela pandemia eles puderam aproveitar essas ações ao ar livre. Através dos depoimentos feitos pelo idosos conseguimos verificar que ficaram muito satisfeitos” destacou.
As ações foram gratuitas e desenvolvidas com outros diversos parceiros, como a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Samae e a Unisociesc, Associação Hospitalar São José e Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt.
PROGRAMAÇÃO
Atividade física, práticas corporais e alongamento; Dança, movimento e ritmo; Yoga e artesanato além de passeios de ônibus panorâmico. Também ocorreram ações relacionadas a - Saúde do corpo físico - nutrição, hábitos alimentares fitoterapia, auriculoterapia e quick massagem;Gameterapia; Saúde Bucal: dicas de cuidado com escovação normal e de próteses móveis (dentadura); distribuição de copos de água (Samae); distribuição de folders do CMDI sobre Direitos dos Idosos e de barras de cereais (Banana Brasil).
“Sucesso é pouco para definir o que aconteceu. Teve uma presença muito boa dos idosos. A gente estima algo em torno de 500 pessoas. As atividades foram muito bem aproveitadas por eles e praticamente os ônibus tiveram lotação máxima em todos os passeios”, afirmou a coordenadora do Centro de Convivência, Hildegard Boshammer.
Devido à receptividade do público da terceira idade e seus familiares, tanto Hildegard como Graciane e a assessora do CMDI, Caroline Bitencourt Goulart esperam poder repetir o evento nos mesmos moldes no próximo ano. “Ao final do dia, teve gente que nos pediu bis (risos). Foi muito bom o retorno que eles nos deram”, disse Caroline. “Foi muito bom mesmo. Houve uma adesão maciça dos idosos no Parque da Inovação”, completou
O secretário municipal de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira também ficou satisfeito com o desfecho da iniciativa. “Nossa secretaria avalia que o evento realizado em comemoração ao Dia Internacional do Idoso trouxe resultados positivos principalmente para o público que estava bastante ansioso por uma ação desde o início da pandemia como também uma nova perspectiva de trabalho para os conselheiros, o próprio Conselho e toda a equipe de Assistência Social e Habitação. Secretaria está que atende os idosos tanto nos equipamentos como Cras, Creas e Centro de Convivência e também por meio do próprio CMDI”, avaliou.
“Acreditamos que esforços conjuntos, como no evento realizado neste fim de semana, que envolveu órgãos públicos, entidades, enfim, toda a comunidade jaraguaense, podem trazer resultados positivos a nossa cidade”, concluiu Ferreira.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro