Close Menu

Busque por Palavra Chave

Nilso Berlanda assume Presidência da Alesc por uma semana

Rodolfo Espínola/Agência AL Os deputados Nilso Berlanda (e) e Mauro de Nadal, durante a transmissão da Presidência da Alesc, nesta sexta-feira (05) Os deputados Nilso Berlanda (e) e Mauro de Nadal, durante a transmissão da Presidência da Alesc, nesta sexta-feira (05)

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nilso Berlanda (PL), assumiu na tarde desta sexta-feira (5) a Presidência do Parlamento estadual, em substituição a Mauro de Nadal (MDB), que assumirá temporariamente a chefia do Poder Executivo estadual. A transmissão do cargo ocorreu no gabinete da Presidência da Alesc e foi acompanhada por familiares e assessores dos dois parlamentares. O deputado Coronel Mocellin (PSL) também participou do ato.

Berlanda permanecerá na chefia do Legislativo catarinense por uma semana. Durante a transmissão do cargo, o parlamentar afirmou estar emocionado com a oportunidade de ser presidente da Casa.

“É um momento impar na minha carreira de político e também de empresário”, disse Berlanda. “Realizei um sonho quando assumi a cadeira de deputado, e depois quando cheguei à Mesa Diretora da Assembleia, convidado pelo deputado Mauro de Nadal para ser vice-presidente. Agora realizo mais este sonho.”

O presidente em exercício agradeceu a confiança de Mauro de Nadal. “É uma responsabilidade grande estar na Presidência da Assembleia. Vou exercer essa função com muita determinação, pensando sempre em trabalhar em prol dos catarinenses”, completou Berlanda.

Nadal afirmou que a Assembleia estará em boas mãos durante a gestão de Nilso Berlanda. “Transmito o cargo de presidente com muita tranquilidade, porque o deputado Berlanda é uma pessoa preparada para a função, tem história e vivência política e administrativa”, destacou.

Ele comentou sobre a oportunidade de ser governador do Estado por uma semana, em função das viagens do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) e da vice Daniela Reinehr (sem partido) para o exterior.

“Esse é um grande gesto do governador e da vice com o Parlamento, não apenas com o deputado Mauro”, disse Nadal. “Mostra o trabalho harmonioso e o tratamento cordial entre os poderes, que beneficia os catarinenses.”

Trajetória
Nascido em Nova Itaberaba, no Oeste catarinense, Nilso José Berlanda tem 60 anos e é empresário. Há mais de 30 anos atua no varejo, como proprietário da rede de Lojas Berlanda e de indústrias com sede em Curitibanos.

Na vida pública, foi secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos por quatro anos, durante o segundo mandato de Luiz Henrique da Silveira (2007-2010). Em 2006, disputou pela primeira vez uma vaga para deputado estadual.

Em 2010 e 2014, ficou na suplência da Alesc, mas assumiu o cargo de deputado em algumas ocasiões. A primeira foi em junho de 2012, quando permaneceu por 60 dias, substituindo Mauricio Eskudlark. A última ocorreu entre janeiro de 2017 e março de 2018, quando Luiz Fernando Vampiro se licenciou para ocupar a Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Em 2018, Berlanda foi eleito deputado estadual pelo PL com 28.975 votos. Em fevereiro deste ano, assumiu a 1ª Vice-Presidência da Assembleia Legislativa.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro