Lê Notícias - Região - Esporte é usado como ferramenta de transformação...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Celesc - PI 14160

NO ALTO DO PÓDIO

Esporte é usado como ferramenta de transformação no ensino na Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/11/2021 10:43 - Atualizado em 10/11/2021 10:44
Unochapecó Ketllyn se formou em Educação Física no último semestre e conquistou vários títulos pela Uno durante sua graduação Ketllyn se formou em Educação Física no último semestre e conquistou vários títulos pela Uno durante sua graduação

Bronze na categoria peso-ligeiro (-48kg) dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2021, Maria Eduarda Eberhard Bahu, de 21 anos, pratica Judô desde 2007. Na época, a estudante de Direito da Unochapecó morava em Erechim-RS, e sua escola ofertava variados esportes para a prática extracurricular. Desde então, a modalidade faz parte da sua rotina.

O JUBs deste ano aconteceu entre os dias 10 e 18 de outubro e contou com a participação de atletas de 271 universidades de 27 estados brasileiros. Para Maria Eduarda, a convocação para as competições foi uma confirmação de sua autoconfiança, de seus treinos antes da pandemia e da sua perseverança durante o isolamento. "Essa medalha representa um ano de muita superação, pois foi a minha primeira competição depois de um ano e meio sem poder competir. É fruto de muito trabalho e dedicação que, de forma adaptada, não parou mesmo com a pandemia", relata.

Para a atleta, representar a Unochapecó em uma competição de nível nacional, e ainda estar entre as três melhores judocas de sua categoria do país é muito gratificante. "Poder trazer uma medalha para a Universidade, que me apoiou desde o início da caminhada como atleta universitária, não tem preço", ressalta.

Conquistar um lugar no pódio dos Jogos Universitários Brasileiros, só foi possível pois a Unochapecó acredita no poder transformador do esporte. Por conta disso, mantém parceria com diversas modalidades esportivas de Chapecó e, por meio do bolsa atleta, possibilita que os esportistas tenham a chance de construir uma carreira além do esporte. Neste ano, as modalidades apoiadas pela Universidade são: Atletismo, Ciclismo, Futebol Feminino, Futsal (C5 Futsal/AABB), Judô, Karatê, Natação, Taekwondo e Ginástica Artística.

A Universidade apoia também a Associação Chapecoense de Futebol, auxiliando no desenvolvimento do time e das categorias de base. As ações realizadas beneficiam, também, os estudantes com oportunidades de estágios e contato com a prática profissional.

"O investimento no esporte sempre fez parte do DNA da Unochapecó. E além de ser importante para revelar futuros atletas, também é uma grande ferramenta educacional de inclusão social, de socialização e de formação de pessoas", destaca o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade, professor Marcio da Paixão Rodrigues.

SALTO PARA O FUTURO

Para Ketllyn Pâmela Daniel Zanette, a bolsa esportiva representou sua estabilidade no Atletismo, ainda mais durante a transição da adolescência para a fase adulta. Graduada em Educação Física, Ketllyn participou de torneios representando a Uno desde o primeiro período do curso, e tem seu nome marcado nas modalidades de Salto à Distância e Salto Triplo. Sua mais recente conquista nesta modalidade foi o terceiro lugar no Troféu Brasil, a maior competição da América Latina, realizado em junho de 2021.

Durante a pandemia, sua rotina, voltada aos treinos, sofreu grandes mudanças. No primeiro mês a pista de treinamento foi interditada e os treinos completamente parados, com eles veio a perda do desempenho físico, força e de ânimos. Visando sair dessa linha decrescente, os treinos foram inovados e levados para campos da comunidade, como na Linha Mantelli, por exemplo. Próximo da competição, a pista começou a ser liberada gradualmente para a retomada dos treinos. Mesmo com as adversidades, alternando entre ruas, rampas, campos e treinando pouco tempo na pista, a atleta melhorou sua marca no ranking em um metro e garantiu a medalha de bronze na competição nacional.

Após um período de dificuldades nos treinos, sua vitória além das pistas foi concluir sua graduação, no primeiro semestre deste ano. Retornando a Universidade para receber seu diploma, Ketllyn lembra com saudosismo de sua jornada como atleta, a qual teve seu estopim ainda no Ensino Médio. A sua entrada na Instituição, em 2017, tinha como foco a saúde, assim, mesclou com sua paixão esportiva e ingressou no curso de Educação Física. Aqui, além de participar de competições e festivais, também foi bolsista no projeto 'Sorriso Para a Vida'. "Houveram muitas atividades no decorrer do curso, envolvendo pessoas de fora e entre os colegas, o que me fez evoluir muito. Então, todas foram grandes experiências, que agregaram muito para minha vida pessoal e profissional", conta.

Ela lembra, ainda, todo o apoio recebido pelos professores do curso, essencial para continuar com o atletismo, manter seus estágios e sair com o canudo na mão. "A faculdade me agregou muito, abriu novos olhares por completo, tanto profissionalmente quanto pessoalmente e eu me entreguei por completo. Dei meu máximo durante toda a graduação e não me arrependo em nenhum momento do curso e da universidade que eu escolhi", sublinha.

O último semestre, para Ketllyn, também representou suas últimas disputas representando a Unochapecó, mas para ela, essa está longe de ser uma despedida das competições universitárias. "Elas são muito bacanas para nós, pois são muito profissionais e divertidas de competir. Minhas melhores marcas são de campeonatos universitários. O brasileiro universitário, por exemplo, tem muitas dinâmicas, jogos e brincadeiras que envolvem todos os acadêmicos que estão lá competindo. Mas não vejo como uma despedida, se eu pudesse fazer outra graduação agora eu faria, ou, posteriormente, um mestrado", finaliza.


Outras Notícias
Prefeitura de Chapecó - PI 2284
Governo do Estado - PI 86221
 Prefeitura de São José - PI 14162
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro