O deputado Neodi Saretta, que também é presidente da Comissão de Saúde, está pedindo ao Estado que seja feita uma busca ativa das pessoas que têm direito de tomar a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13).
O imunizante, que protege contra 13 doenças causadoras de pneumonias, meningites e otites, teve a ampliação temporária de cobertura para mais pessoas. “As pneumonias, e meningites são infecções invasivas, normalmente graves, que levam à hospitalização ou até mesmo a morte, por isso a importância de fazer a busca dessas pessoas que fazem parte dos grupos contemplados nesta ampliação vacinal”, reforça Saretta.
A VPC13 já era oferecida gratuitamente a idosos e também pacientes oncológicos, com HIV, e transplantados de medula e de órgãos sólidos, a partir dos 6 anos de idade. Com essa ampliação temporária, pessoas com asma, diabetes, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, imunodeficiências congênitas, síndrome de Down, doenças renais crônicas e Fístula liquórica e derivação ventrículo-peritoneal, também poderão receber a vacina.
Saretta lamenta que a VPC13 seja disponibilizada apenas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), já que isso pode reduzir a cobertura vacinal. “Como em Santa Catarina há apenas um Crie, é preciso que o médico faça a prescrição e uma solicitação para que as doses sejam encaminhadas aos municípios. Por isso, além da busca ativa dessas pessoas é importante que o Estado amplie os pontos de vacinação para este tipo de imunizante”, conclui o deputado.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro