O deputado Neodi Saretta encaminhou um pedido ao Secretário de estado da Saúde para que seja ofertado gratuitamente na rede pública de saúde, o ecocardiograma fetal a todas as gestantes. O objetivo é diagnosticar precocemente doenças cardíacas congênitas.
“Infelizmente este tipo de exame não é oferecido pelo SUS, por isso queremos que ele seja disponibilizado pelo Estado, a fim de atender todas as gestantes. Com o diagnóstico feito precocemente, se houver algum problema cardíaco, o tratamento poderá ser realizado ainda durante o período gestacional”, disse o deputado, que também é presidente da Comissão de Saúde.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma em cada cem crianças nascidas no Brasil apresenta alguma má-formação no músculo cardíaco, o que torna os problemas do coração um defeito congênito mais comum nos recém nascidos.
Saretta também destaca que o exame tem um custo baixo para o Estado e que nem todas as gestantes têm condições de arcar com mais esta despesa. Para ele, prevenir e tratar doenças precocemente onera menos o Estado que os custos gerados quando a enfermidade está mais avançada.
“Levando em conta o índice de crianças diagnosticadas com problemas cardíacos, e a possibilidade de diagnosticar e tratar precocemente, eu faço um apelo ao Estado para incluir este procedimento. Tenho certeza que este desejo também é das gestantes, já que nem todas têm condições de pagar pelo exame”.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro