Close Menu

Busque por Palavra Chave

Empresas do Oeste e Meio Oeste participam de capacitações do Startup SC

Laís Teixeira Objetivo do Startup SC é fortalecer as startups a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos Objetivo do Startup SC é fortalecer as startups a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos

Startups do Oeste e do Meio Oeste catarinense tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprender com especialistas ao longo de 15 encontros do Programa Startup SC. As capacitações fazem parte das ações desenvolvidas pelo programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O objetivo do Startup SC é fortalecer as startups a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos com ações de capacitação, inovação e mercado.

Além de Chapecó, as cidades de Joinville, Blumenau e Florianópolis recebem capacitações do Startup SC. No Oeste, quem sediou os encontros foi o Pollen Parque Científico e Tecnológico, integrante da Rede Catarinense de Centros de Inovação. No local, 10 empresas e membros de suas equipes participaram dos encontros, que ocorreram de maio a novembro.

Segundo o diretor de Negócios do Pollen, Rodrigo Savenhago, os temas dos encontros variaram de vendas, marketing, planejamento estratégico até “Growth Hacking” – abordado no último encontro, em 13 de novembro, pelo CMO e sócio da Singu, maior plataforma de delivery de beleza da América Latina, Gabriel Costa “Mineiro”.

Segundo Savenhago, as capacitações envolveram startups que atuam em segmentos variados: de soluções para atender funerárias, contabilidade digital, automação para setores até softwares para clínicas veterinárias. “Percebemos que ao longo dos encontros, tanto as empresas tiveram alterações positivas em vários indicadores quanto os empreendedores, os líderes das empresas e todos do time que conseguiram receber essa capacitação, evoluíram e consequentemente, conseguiram liderar o time para alcançar melhores resultados”.

ACELERA STARTUP SC

Por meio de uma chamada pública lançada em agosto de 2021, o Sebrae e a Fapesc selecionaram 25 dos 50 participantes do Startup SC de todo o estado para o Programa Acelera Startup SC, contemplando cada uma com R$ 50 mil, para que desenvolvam soluções inovadoras para os desafios do mercado e que tenham alto potencial de crescimento.

Das selecionadas, seis são do Oeste e Meio Oeste catarinense: Automax e Memoriam (Chapecó); Clubes Associados (Xanxerê), Iopoint (São Miguel do Oeste), Prix Tech (Luzerna) e Dr. Snoopy (Pinhalzinho), e todas enxergam no programa a oportunidade que marcará um novo momento para a empresa.

Wilson Savegnago, diretor Comercial da Zetta Brasil Sistemas de Gestão, empresa de Pinhalzinho que criou o Dr. Snoopy – sistema para atender pet shops em suas diversas atividades, como serviço de hotelaria, consultas veterinárias, serviços estéticos e de higiene, além de um aplicativo para agendamento de banho e tosa – afirma que o Startup SC possibilitou novos conhecimento e conexões com o ecossistema de inovação.

“Cai de paraquedas em uma lagoa de crocodilos quando comecei a empreender. Tive que aprender a administrar, vender, RH, marketing. Estudei, me capacitei e hoje é com muita alegria que digo que estamos no interior produzindo tecnologia. Mas não faço nada sozinho. Tenho uma equipe e consegui trazer meus colaboradores para também participarem do Startup SC e ter acesso a esse conhecimento e conexão. O nosso ecossistema faz com que faz com que qualquer empresa possa estar incluída e em Santa Catarina somos privilegiados. O Estado está investindo em tecnologia e auxiliando quem quer empreender e temos muitas pessoas fazendo a diferença em suas cidades”.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro