Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vice-Presidência Regional da Fiesc avalia ações de 2021

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/11/2021 09:22
Divulgação Encontro debateu ações do ano e temas relevantes para o setor industrial Encontro debateu ações do ano e temas relevantes para o setor industrial

Na última reunião deste ano com os sindicatos patronais da indústria, a Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) apresentou ações desenvolvidas em 2021, os sindicatos avaliaram o ano e conheceram o Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina (Comdefesa).

O encontro foi conduzido pelo empresário Waldemar Antônio Schmitz, vice-presidente regional Oeste da Fiesc. Participaram os dirigentes do Simovale, Sindiplasc, Sinduscon Amai, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec, além do gerente executivo do Sesi, Senai e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti.

As oportunidades para as indústrias a partir das ações do Comdefesa foram explanadas pela executiva do Comitê, Luciane Camilotti. Ela explicou que o Comdefesa é uma instância consultiva da Fiesc, cujo papel primordial é a aproximação entre a indústria de Santa Catarina e as Forças Armadas, promovendo a geração de oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor de defesa como segmento estratégico para o Estado.

Os objetivos do Comitê são ampliar o relacionamento da indústria catarinense com as Forças Armadas; identificar e desenvolver tecnologias e projetos de interesse da Defesa; garantir o apoio institucional nas demandas relacionadas à indústria da Defesa; induzir adequações ao processo produtivo para preparar a indústria visando ofertas de produtos e serviços para a indústria de Defesa; aumentar a participação da indústria como fornecedora de produtos para a Defesa, por meio da disseminação de informações voltadas ao setor; estimular a nacionalização das compras governamentais no setor de defesa, entre outros.

De acordo com Luciane, a indústria de defesa é uma das mais importantes de toda a estrutura produtiva das economias avançadas. “É propulsora de inovação, nacionalização de tecnologias, produtos e serviços estratégicos, gera empregos de alta qualificação e atrai investimentos externos”, salientou, ao acrescentar que as empresas catarinenses são inovadoras, competitivas e possuem potencial para serem fornecedoras para as Forças Armadas.

A Fiesc, por meio do Comdefesa, irá realizar, nos dias 19 e 20 de maio de 2022, uma Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa – SC Expo Defense – para impulsionar ainda mais esse setor. Para saber mais, visite a página https://scexpodefense.com.br/ e fique por dentro do evento.

REGIÃO OESTE

A Vice-Presidência Regional Oeste abrange 57 municípios, que possuem mais de 5,7 mil indústrias e mais de 78,6 mil trabalhadores. Jardel Carminatti relatou as ações do Sesi, Senai e IEL na educação básica e profissional, na saúde e encaminhamentos ao mercado de trabalho. O Sesi e o Senai têm unidades em Chapecó, Xanxerê, Maravilha, São Lourenço do Oeste e Pinhalzinho.

Na educação, foram feitas neste ano mais de 7,3 mil matrículas no ensino médio, na educação de jovens e adultos (EJA), na educação continuada, nos cursos técnicos, nos cursos rápidos e de aprendizagem. No ensino superior, a Faculdade Senai Chapecó foi destaque nacional no Inova Senai com o 1º lugar com o projeto Cat & Beer, uma areia higiênica para gatos feita a base de bagaço de malte cervejeiro. Na saúde, foram feitos mais de 300 contratos em saúde e segurança do trabalho (SST), atendidos mais de 43,9 mil trabalhadores e aplicadas mais de 26,8 mil doses de vacina da gripe.

Desde 2019, foram realizados investimentos na infraestrutura das unidades, com adequações de laboratórios, nas salas da educação maker, modernização das salas de aula e dos equipamentos de informática. Ainda estão previstos estudo para a ampliação do Senai Chapecó, construção de nova unidade do Senai em Pinhalzinho, ampliação dos serviços de saúde do Sesi Chapecó e ampliação do Senai Xanxerê. “Para expandir os atendimentos, fizemos em 2021 parcerias com 22 prefeituras, com oferta de cursos da iniciação profissional, da educação maker, do EJA e de atendimentos de SST, além de diversas ações com os sindicatos patronais”, frisou Carminatti.

ASSOCIATIVISMO

Os dirigentes dos sindicatos patronais da indústria relataram as principais ações desenvolvidas durante o ano. Entre elas, ficou evidente a contribuição das entidades e das indústrias em várias frentes no combate à covid-19, orientações aos associados sobre as novas normativas e atualizações da legislação referente à pandemia, promoção de capacitações, cursos e workshops, entre outras atividades.

Waldemar Schmitz salientou que os sindicatos se reinventaram e deram continuidade às ações planejadas. “Com a dedicação e o empenho de todos, as parcerias e o trabalho conjunto conseguimos enfrentar mais um ano de desafios ocasionados, principalmente, pela pandemia. Agora, precisamos nos preparar para 2022. As perspectivas são melhores e a Fiesc está à disposição para contribuir”, finalizou.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro