Close Menu

Busque por Palavra Chave

Faesc é 1ª entidade vinculada à CNA credenciada como certificadora no Plano Nacional de Crédito Fundiário

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/12/2021 10:08
MB Comunicação Capacitação do Programa Terra Brasil sobre o Plano Nacional de Crédito Fundiário Capacitação do Programa Terra Brasil sobre o Plano Nacional de Crédito Fundiário

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é a 1ª federação vinculada ao Sistema CNA a ser credenciada para atuar como certificadora para prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural na elaboração de projetos técnicos e de financiamento, bem como de orientação técnica para implantação dos projetos. Para preparar os dirigentes e funcionários dos Sindicatos Rurais, a entidade promoveu capacitação on-line sobre o sobre o Programa Terra Brasil – Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no último fim de semana.

A iniciativa contou com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria da Agricultura e Pesca de Santa Catarina e CNA. O objetivo foi destacar temas como o fluxo, as etapas para a contratação, as condições do financiamento, bem como a assistência técnica, o projeto e o contrato de financiamento, as etapas do serviço digital, além de apresentar o sistema Obter Crédito – PNCF/Terra Brasil.

A programação, conduzida pela coordenadora do Departamento Sindical da Faesc Andreia Barbieri Zanluchi, iniciou com a explanação do presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA, José Zeferino Pedrozo. O dirigente lembrou que o Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil foi modernizado e oferece condições para facilitar que agricultores familiares e empreendedores familiares rurais possam adquirir um imóvel rural utilizando financiamento com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária.

Segundo ele, o novo formato garante agilidade da análise das propostas de financiamento. “O credenciamento no Plano Nacional de Crédito Fundiário é uma grande conquista da entidade que vinha lutando há algum tempo para atingir esse objetivo. Estamos muito felizes por sermos a primeira federação vinculada à CNA a realizar esse serviço”, completou Pedrozo ao realçar que o treinamento representou o primeiro passo para que os Sindicatos possam cumprir com êxito a nobre missão de prestar os melhores serviços aos produtores independentemente de seu porte”, ressaltou Pedrozo.

A assessora Técnica SUT/CNA e da Comissão de Empreendedores Rurais, Marina Zimmermann, ressaltou que o assunto vinha sendo tratado desde 2018 e agora o setor comemora o credenciamento da federação de Santa Catarina no programa. Para que isso fosse possível, todos os normativos foram revisados. Com essa iniciativa inovadora no Brasil, a Faesc foi a primeira a conquistar o credenciamento, que agora outros Estados estão em busca também. Desejo sucesso nessa nova fase e contem com a CNA para o que precisarem”, reforçou.

A programação seguiu com o tema “Normas, enquadramento e papel das entidades no PNCF em Santa Catarina”, com explanação do coordenador da UTE – SC e diretor da Agricultura Familiar e da Pesca SAR/SC, Hilário Gottselig. O palestrante iniciou sua explanação destacando que o agro catarinense é muito bem representado por entidades como a Faesc, Fetaesc e Ocesc. Também cumprimentou a Faesc pela entrada no crédito fundiário e enalteceu o status que Santa Catarina tem nas pequenas propriedades que se destacam em sanidade, questões ambientais, entre outros aspectos.

A programação seguiu com explanação de Jucimara Gisele Silva, Glorisse Benincar e Maria Salete Ranzi – UTE/SC que explicaram as questões que envolvem a documentação e o fluxo operacional e com Márcio Silva do DCRED/Mapa que abordou o Sistema Obter Crédito.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro