Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó realiza projetos de promoção da cultura em dois municípios da região

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/12/2021 11:11
Unochapecó Os estudantes realizaram a restauração do acervo de livros para a biblioteca Os estudantes realizaram a restauração do acervo de livros para a biblioteca

Contemplada por editais do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), a Unochapecó realizou dois projetos culturais nos municípios de Campo Erê e Coronel Martins, localizados no Oeste Catarinense. Entregues nos últimos dias, a Biblioteca Pública de Coronel Martins e as sinalizações históricas realizadas em Campo Erê, tem como objetivo fomentar a procura e o conhecimento pela cultura regional.

A demanda por uma estrutura que gerasse maior valorização da cultura local veio por parte do município de Coronel Martins. O projeto 'Implementação da Biblioteca Pública em Coronel Martins' teve como objetivo restaurar o acervo de livros, até então localizado na escola municipal, e promover maior acesso ao público. Assim, a biblioteca ganhou um espaço na Praça Central, recebendo mais visibilidade, contato da população com a leitura e atuando, também, como um espaço de lazer.

Contribuindo com conhecimentos específicos da área, o curso de Biblioteconomia da Uno participou ativamente dos processos de restauração e seleção das obras a serem disponibilizadas no espaço. A coordenadora do curso e dos trabalhos técnicos do projeto, professora Jessica Bedin, ressalta a importância da participação dos acadêmicos bolsistas do projeto nesse processo e a sua relevância para o desenvolvimento profissional.

"Atividades como essa permitem que a Universidade, em parceria com o conhecimento científico e o técnico, possa chegar a nossa sociedade e resolver alguns problemas estruturais, de acesso à informação e, até mesmo, a carência de serviços voltados à educação e cultura. Esse projeto, por exemplo, nos permitiu resolver um problema da comunidade: a invisibilidade da biblioteca", destaca.

Para chegar ao resultado desejado, quatro etapas foram seguidas. A primeira teve participação do egresso Mateus Scariot, para o diagnóstico e discussão de possíveis soluções para o problema. As duas próximas etapas foram realizadas aos sábados, onde houve a separação do material que iria para as prateleiras. A última aconteceu no dia da inauguração, em 15 de dezembro, quando o acervo de livros foi levado para a estrutura e organizado conforme o requerido pela Prefeitura Municipal.

"Eu vejo que esse espaço, e a função social que se propõe a desenvolver, é muito importante para o município, justamente, pela promoção de interação, trocas, conhecimento e de leituras. A gente sabe que a educação é a base para todas as outras profissões, e que a biblioteca não é direcionada apenas para atividades e livros para as crianças, mas também, pretende contemplar jovens, adultos e idosos da cidade", relata a professora.

MEMÓRIA REGIONAL

Inaugurado nos dias 9 e 10 de dezembro, o projeto 'Valorização da Memória e História do Município de Campo Erê', foi desenvolvido por meio do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Universidade, e promoveu a instalação de placas de sinalização no sítio arqueológico 'Muros' e na fonte de água 'Aguinhas de São João Maria'. Além disso, também foram realizadas exposições de fotografias e textos educativos. Esses trabalhos visam estabelecer comunicação com a população e visitantes, de forma a trazer maiores elementos para compreensão da história local, com base em pesquisas históricas e arqueológicas.

Com objetivo de abordar diversos aspectos da história do município, desde os diferentes povoamentos ao meio ambiente, a exposição realizada também foi uma homenagem a Mario Kreutz, fotógrafo natural de Campo Erê e fornecedor de grande parte do acervo fotográfico utilizado. A coordenadora do Ceom, professora Mirian Carbonera, que participou do desenvolvimento do projeto, conta que o envolvimento dos participantes e dos gestores municipais no processo foi gratificante. “É importante salientar ações dessa natureza, que envolvem tanto a comunidade acadêmica quanto a população da região. E também nos dá a possibilidade de desenvolver ações de valorização da história local que, seguramente, terão continuidade no futuro”, destaca.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro