Com atenção a infraestrutura das escolas e aos programas de ensino, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, visitou Chapecó nesta terça-feira (18). Junto com a equipe da gerência Regional da Educação da Agência de Desenvolvimento Regional-Chapecó, esteve na Nova Escola Padrão de Ensino Médio para acompanhar o andamento da obra que está em fase final. Deschamps também irá participar nesta terça-feira, às 19h, das discussões sobre a “Reforma do Ensino Médio no Brasil”, no Seminário Regional do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).
A Escola Padrão de Ensino Médio, localizada no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó, tem capacidade para atender 700 alunos. A estrutura conta com 12 salas de aula, quatro salas para professores, biblioteca, seis laboratórios, ginásio de esporte e auditório para aproximadamente 200 pessoas, o investimento é de R$ 8,8 milhões.
Na avaliação do secretário de Estado da Educação, a obra será um marco para região na oferta do ensino médio. “Nossa intenção é estar com ela toda organizada até o final do ano, para começar operação no início do próximo ano letivo”, destaca Deschamps.
A escola padrão corresponde as especificações do Ministério da Educação, para oferecer estrutura necessária ao desenvolvimento de projetos que garantam a melhoria do ensino médio. O espaço também irá contribuir para suprir as demandas existentes na oferta do ensino médio.
Para melhorar o atendimento, a cobertura e tornar o ensino médio mais atraente, as atenções estão voltadas ao projeto de “Reforma do Ensino Médio no Brasil”. O secretário irá falar sobre este tema na palestra do Seminário Regional do Proes de Licenciatura, da Unochapecó, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Gered.
Uma das novidades neste processo é criar condições para que o jovem que precise trabalhar consiga conciliar com ensino de qualidade. “A reforma permite computar na carga horária do ensino médio atividades que o jovem faça fora de sala de aula, inclusive em ambiente de trabalho e aprendizagem. A segunda dela são as flexibilizações no ensino noturno, que pode trabalhar com educação à distância e atividades fora do ambiente escolar”, destaca.
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