Close Menu

Busque por Palavra Chave

Ex-prefeito de Chapecó cassado pela Ditadura Militar morre no Paraná

Sadi de Marco governou a Capital do Oeste na década de 60
Por: LÊ NOTÍCIAS
19/07/2017 16:52 - Atualizado em 19/07/2017 16:52
Foi eleito prefeito da cidade em 1965, aos 27 anos de idade, o mais jovem da história do município (Foto: Paulo Chagas) Foi eleito prefeito da cidade em 1965, aos 27 anos de idade, o mais jovem da história do município (Foto: Paulo Chagas)

Faleceu aos 79 anos, o ex-prefeito de Chapecó, Sadi de Marco, em Francisco Beltrão/PR, nesta quarta-feira (19). Conforme informações, ele apresentou problema cardíaco ainda nesta terça-feira (18). Ele era casado com Ivanir e pai de três filhos: Carlos, Cézar e Cláudia. O prefeito Luciano Buligon decretou luto oficial de três dias.

Sadi se elegeu vereador de Chapecó em 1962, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi eleito prefeito da cidade em 1965, aos 27 anos de idade, o mais jovem da história do município. Governou a cidade por 1.185 dias. Após quatro anos no comando do município, teve seu mandato cassado pelo Regime Militar, em 29 de abril de 1969.

RESTITUIÇÃO DE SEU MANDATO

Em alusão à data da cassação, a Câmara de Vereadores de Chapecó, realizou uma sessão solene de restituição do seu mandato, após 45 anos, em 29 de abril de 2014.

A iniciativa partiu da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), por meio do professor Claiton Marcio da Silva, que estudou a trajetória de Sadi de Marco, desde 1998, e do Legislativo chapecoense.

“Sadi de Marco agora é ex-prefeito do município, e não mais ex-prefeito cassado”, disse o vereador Paulinho da Silva, que propôs o decreto, aprovado por unanimidade, por entender que o mandato foi importante, principalmente pelo impulso econômico.

HISTÓRIA

De Marco nasceu em 1938 e mudou-se do Rio Grande do Sul para Chapecó na década de 1940. Estudou em Erechim e Porto Alegre, formou-se em Direito na Universidade de Passo Fundo, na década de 1960.

Morou em Francisco Beltrão desde o início da década de 80, onde também colaborou com o crescimento do Município. Foi o idealizador da instalação do antigo frigorífico Chapecó, hoje BRF. Também foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Beltrão.

SEU MANDATO

Durante sua trajetória, Sadi participou da criação da Sociedade Amigos de Chapecó e esteve à frente da organização da primeira edição da Efapi. Entre 1965 e 1969 foi também presidente do PTB local, da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). Após ser cassado pelo AI-5, dedicou-se à advocacia.

Com informações do Clic RDC


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Covidômetro - Florianópolis - Julho
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro