Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó inova e passa a emitir diploma digital aos estudantes

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/01/2022 14:01
Unochapecó Universidade inova e muda formato de emissão do documento aos estudantes Universidade inova e muda formato de emissão do documento aos estudantes

Sempre atenta aos movimentos que trazem inovação para os processos internos, a Unochapecó foi uma das primeiras universidades comunitárias a emitir, desde o final de 2021, os diplomas digitais para os estudantes de todos os cursos de graduação da Instituição. Até o momento mais de 100 certificados já foram emitidos.

De acordo com o professor Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó, a mudança atende às exigências do Ministério da Educação (MEC), com base na portaria de 2018, onde prevê que as instituições de ensino superior do país adequem seu processo de emissão de diplomas digitais. “A nossa Universidade acredita muito na evolução tecnológica e por isso sai na frente com esse processo, emitindo, desde o final do ano passado, as notas dos estudantes e o diploma digital. Sabemos que dessa forma estamos evoluindo, dando mais segurança e uma condição diferenciada aos nossos egressos para que tenham seu diploma neste novo formato, um passo muito importante para a Instituição”, reforça o reitor.

Além da praticidade, segundo o gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister, o diploma digital também representa maior transparência e segurança. “Uma das intenções do diploma digital da graduação é primeiramente a segurança, pois elimina diplomas falsos, trazendo agilidade ao processo e redução de custos, já que evita o deslocamento do aluno até a Instituição. Além disso, sua validade jurídica é garantida pelas assinaturas digitais, todas no padrão da infraestrutura de chaves públicas brasileira (ICP-Brasil)”.

Com essa mudança, um Qr-Code (Quick Response Code) será inserido no diploma digital, que segue com o mesmo layout de sua versão tradicional. Dessa forma, o estudante pode baixar o diploma no formato XML e em PDF, arquivo esse que contém assinaturas digitais e todas as informações do registro do documento. A modernização dos sistemas e emissão de documentos públicos já faz parte da rotina da Universidade. Lissandro explica que “todo o processo é realizado internamente com nossa ferramenta de gestão educacional ‘Minha Uno’, introduzimos uma camada extra de segurança, após os arquivos XMLs assinados, geramos o hash do arquivo XML e gravamos na nossa Blockchain privada”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro