Close Menu

Busque por Palavra Chave

BRF atinge meta de bem-estar de perus de produtores integrados da região de Chapecó

BRF Sistema de enriquecimento ambiental já faz parte da rotina na Turquia Sistema de enriquecimento ambiental já faz parte da rotina na Turquia

A BRF avançou em mais uma das ações para garantir o bem-estar dos perus criados pelos 426 produtores integrados da região de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, com a implantação do sistema de enriquecimento ambiental para as aves.

O procedimento é simples e reduz o estresse entre os animais. O sistema funciona basicamente com a colocação de garrafas plásticas de dois litros com líquido azul ou verde penduradas ao longo do aviário. O corante utilizado tem características alimentícias, e por isso não é tóxico para as aves. O enriquecimento já faz parte das rotinas dos produtores que atendem a BRF na Turquia e, em Francisco Beltrão, no Paraná, os integrados trabalham na implantação das garrafas.

O programa global bem-estar animal feito na BRF estabelece as práticas e compromissos na criação, transporte e abate dos animais, com políticas, normas, processos e indicadores, respeitando as especificidades de cada localidade onde a Companhia atua, sejam ambientais, culturais, climáticas ou religiosas. A diretora de Sustentabilidade da BRF, Mariana Modesto, afirma que as ações de bem-estar animal estão alinhadas com as melhores práticas globais, com o estabelecimento de padrões para assegurar os processos da empresa.

“A BRF segue parâmetros nacionais e internacionais. O bem-estar animal está inserido no Sistema de Excelência Operacional (SEO) no pilar de Sustentabilidade da Companhia. Também adotamos padrões de certificações renomadas, como Global G.A.P. (CFM e IFA) e Certified Humane, que são aplicadas à criação e ao abate de animais”, ressalta a executiva.

Para que os perus criados em sistemas de produção comercial tenham um adequado bem-estar animal, de acordo com Isabella Santos, especialista corporativa em perus, e Jhonatan Sperandio, extensionista rural, ambos de Chapecó, é importante que o aviário seja estimulante para que a ave possa exibir os seus comportamentos naturais.

“O enriquecimento ambiental melhora o ambiente da ave, aumenta a complexidade e proporciona oportunidade de expressão de comportamentos que são inatos do peru, tais como tomar banho de poeira, ciscar e brincar com as outras aves”, destaca Isabela.

“Os perus são curiosos e podem ficar entediados facilmente, por isso é importante monitorar se as aves estão interagindo com o enriquecimento e se seu nível de interesse diminuiu com o tempo”, complementa Jhonatan.

A BRF

A BRF está presente em 117 países e é dona de marcas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro