Close Menu

Busque por Palavra Chave

Grupo Sarandeiros, de Belo Horizonte, selecionado para a mostra oficial do 14º Festfolk em Blumenau

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/02/2022 09:51 - Atualizado em 01/02/2022 09:53

O Grupo Sarandeiros, vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO), que há mais de 40 anos dedica-se à divulgação da cultura nacional e é considerado um dos melhores conjuntos de dança do Brasil, foi incluído na mostra oficial do 14º Festfolk, o Festival de Danças Folclóricas de Blumenau, que acontece entre os dias 21 e 24 de abril.

A informação foi repassada ao grupo pela professora Maria Teresinha Heimann, presidente do Inarti – Instituto de Artes Integradas de Blumenau – que organiza o evento desde a sua primeira edição. Na primeira lista de selecionados, o “Sarandeiros” figurava como suplente; mas solucionados problemas relativos a hospedagem, acabou por ser admitido na mostra oficial.

O 14º Festfolk despertou intenso interesse em todo o Brasil. A plataforma disponibilizada pelo Inarti para as inscrições foi acessada por 276 grupos, sendo que 19 cumpriram todos os critérios determinados pela organização para participar das mostras oficial e paralela, representando 3 regiões brasileiras e 8 etnias: brasileira, afro-brasileira, alemã, italiana, polonesa, árabe, argentina e russa.

A comissão de seleção foi formada pela presidente do Inarti, Maria Teresinha Heimann; pelo secretário de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos; pela professora Sueli Petry; pelo produtor cultural, Nelson Julio; e pelo designer gráfico, Giba Santos, que participam do Festfolk desde suas primeiras edições.

Para a mostra oficial, que terá palco na Vila Germânica, foram escolhidos os seguintes grupos:Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialyel Bialy, de Criciúma (SC); Cia. Clube de Dança, de Passo Fundo (RS); Grupo Folclórico Teutônia, Blumenau (SC); APAB – Associação Parafolclorica Angelina Blahobrazoff, de Balneário Piçarras (SC); Grupo de Danças Gaúchas e Invernada Artística Rancho de Taura, de Blumenau (SC); Grupo de Dança Folcpopular, de Bezerros (PE); Grupo Folclórico Italiano Valsugana, de Criciúma (SC); Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás, Belo Horizonte (MG); MOA – Movimento Artístico Patrícia Dalchau, Joinville (SC); Original Blumenauer Schuhplatter, de Blumenau (SC); Eintrachtvolkstanzgruppe, Blumenau (SC); Mestre TigreMuzenza e os Gungas, de Blumenau (SC), Blumenauer Volkstanzgruppe, de Blumenau (SC); Grupo de Dança Italiana Stella Alpina, de Indaial (SC) ; “CHLOPI” – Polski Zespól Folklorystyczny, de Indaial (SC); e, agora, o Grupo Sarandeiros, de Belo Horizonte (MG).

A organização do Festfolk divulgará em breve uma relação de grupos que se apresentarão em espaços alternativos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro