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Na contramão dos apps de delivery, Foodtech de SC cresce 100% no faturamento

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/02/2022 09:43
Christiane Lise A empresa chapecoense cresceu 100% no último ano, contratou novos funcionários e hoje atende principalmente o Sul do país com as soluções tecnológicas A empresa chapecoense cresceu 100% no último ano, contratou novos funcionários e hoje atende principalmente o Sul do país com as soluções tecnológicas

Impulsionada pelo crescimento do delivery durante a pandemia, a Amo, foodtech catarinense, viu seu faturamento crescer mais de 100% no último ano. A sua principal plataforma de entrega de alimentos recebeu mais de 2,5 milhões de pedidos em 2021, um aumento de 65% em relação ao ano anterior. De acordo com o CEO e cofounder da Amo, Marcio Muxfeldt, 2021 foi um ano de incertezas para o setor de marketplace de alimentação. Com a flexibilização das medidas sanitárias e a volta ao atendimento presencial nos estabelecimentos, não era possível prever como os usuários se portariam.

"Levantamos inúmeras hipóteses para o mercado e traçamos os objetivos para poder atuar diante as adversidades que pudessem surgir. Quando os restaurantes retomaram o atendimento presencial, nós já estávamos preparados com boas estratégias para mitigar as quedas nas compras do aplicativo. Além disso, tivemos a expansão dos aplicativos Amo Ofertas e do Amo Go para novas cidades que nos fizeram crescer significativamente".

O crescimento foi tão expressivo, que seguindo na contramão de outras empresas de delivery que encerraram as atividades, a startup precisou dobrar o número de funcionários e entregadores por conta do aumento no volume de operações na plataforma. Foram contratados 45 profissionais para a área administrativa e 300 novos motoboys aderiram ao aplicativo para atender a demanda dos restaurantes e usuários das mais de 40 cidades onde o serviço está disponível.

"Não importa o tamanho da empresa, o segredo é como você e seu time lidam com as adversidades. Nós procuramos em 2021 ter ao nosso lado profissionais que nos desafiassem e que pudessem resolver os problemas de forma criativa e inovadora. A Amo foi ao mercado buscar esses profissionais e também gerou oportunidade de crescimento para quem já estava na empresa. Essa foi sem dúvidas a ação mais assertiva que fizemos, pois o crescimento no faturamento é a prova dos bons resultados", explica Márcio.

Excelentes resultados também para os motoboys que integram a plataforma. A Amo repassou aos 600 entregadores que utilizam o aplicativo para trabalhar, mais de R$ 4 milhões. Reflexo de uma das estratégias adotadas pela empresa que é a fidelização na relação de trabalho, tanto com os entregadores quanto com os restaurantes, e a taxa de comissão 60% abaixo do que é aplicado por outras plataformas.

Focada em atender principalmente as cidades de pequeno e médio porte do Sul do país, a Amo projeta para 2022 a expansão do produto e o aumento no faturamento. "Nosso objetivo desde o início é impactar o mercado a partir das soluções e serviços que oferecemos. Por isso, a meta deste ano é ousar nesse mercado, expandindo o número de cidades que hoje utilizam nosso aplicativo, ver nossa marca ganhar novos espaços e dobrar o faturamento comparado ao último ano", salienta Marcio.

HISTÓRIA DA AMO

A Amo está há mais de quatro anos no mercado e desenvolve soluções tecnológicas na área de marketplace de alimentos. A empresa conta com mais de 700 mil usuários dos seus aplicativos, mais de mil e trezentos estabelecimentos em 40 cidades no Amo Ofertas, e mais de 500 restaurantes com aplicativo próprio (Amo Client) em 15 estados do Brasil. Ao todo são oferecidos seis serviços diferentes que servem como ponte entre restaurantes, entregadores e clientes.

Os aplicativos Amo Delivery e o Amo Ofertas, são destinados aos usuários e tem como objetivo a compra de produtos. A primeira atua como um marketplace clássico, com ferramentas otimizadas para a usabilidade e agilidade no processo de compra, que atende diversos segmentos. Já a segunda plataforma é um marketplace inovador que atende exclusivamente o setor alimentício, com o grande diferencial sendo a disponibilização de produtos com mínimo 30% de desconto.

Em consequência, o usuário compra mais vezes, o restaurante produz mais e gera mais entregas para os motoboys. Esse modelo inovador representou, até o final de 2021, mais de R$ 50 milhões em economia para os usuários do aplicativo Amo Ofertas. No portfólio da Amo ainda está a solução Amo Go, uma ferramenta que se integra nos outros apps da foodtech para facilitar o processo de entregas.

Com ele, o estabelecimento não precisa se preocupar com a logística e o usuário consegue acompanhar em detalhe todas as etapas da produção até a conclusão da entrega – inclusive com um mapa mostrando o deslocamento em tempo real. Já o Amo Client é uma solução de aplicativo e/ou site whitelabel, ou seja, diferente de um marketplace, cada estabelecimento tem sua ferramenta com marca própria, cardápio personalizado e promoções exclusivas, inclui diversos recursos de marketing e vendas para a fidelização do cliente final.


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