Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae/SC e Pollen Parque debatem ações para o ecossistema de inovação

MB Comunicação Rodrigo Savenhago, Claudio Jacoski, Luc Pinheiro e Udo Trennepohl Rodrigo Savenhago, Claudio Jacoski, Luc Pinheiro e Udo Trennepohl

Diretores do Sebrae/SC conheceram a estrutura do Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó. Na ocasião, discutiram pautas do ecossistema de inovação do oeste catarinense, com base nas necessidades da região, principalmente as das micro e pequenas empresas. O encontro, na última semana, contou com a presença do diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, do gerente regional do Sebrae/SC no oeste e extremo oeste, Udo Trennepohl, do reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, e do gerente de negócios do Pollen Parque, Rodrigo Savenhago.

De acordo com Luc Pinheiro, a intenção do Sebrae/SC é conhecer com mais detalhes as necessidades da região no setor de tecnologia e inovação para atuar alinhado com as vocações e de acordo com as demandas da região. O Sebrae tem uma série de soluções que podem contribuir com o desenvolvimento das empresas. “Em 2021 precisamos nos reinventar. Praticamente todas as soluções foram convertidas para plataformas on-line e 2022 será um ano para integrar, ou seja, fazer o que aprendemos no período de pandemia junto com o que fazíamos antes. Realizar essas ações de maneira conjunta com o Pollen Parque nos fortalece e amplia as atividades”.

Claudio Jacoski realçou que a Unochapecó está aberta para realizar projetos conjuntos com a classe produtiva. “Recentemente fizemos grandes mudanças na universidade. Queremos ser uma instituição que consegue se colocar à frente do seu tempo, deixando de ser aquele lugar que costumava ser fechado, que não se conectava com a sociedade, para ser uma instituição que atua diretamente com o setor produtivo, resolvendo as demandas da região”.

Uma das mudanças foi no modelo de ensino da universidade, com a criação da Aprendizagem Baseada em Experiência (ABEx) para que os alunos dos cursos de graduação tenham mais contado com o setor produtivo e saiam da universidade mais preparados para o mercado de trabalho. “É um componente curricular que tem a finalidade de desenvolver competências gerais e específicas da formação profissional, formando sujeitos protagonistas e ativos. Durante todos os semestres, os estudantes se conectam com empresas, conhecem seus problemas e buscam soluções”, explicou Jacoski, ao acrescentar que uma das intenções é criar startups nos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) e a parceria com o Sebrae/SC vem contribuir com essas atividades.

O diretor técnico do Sebrae/SC citou o Programa Brasil Mais, que é implementado com o acompanhamento de um Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Todos os anos abrimos vagas para novos Agentes Locais de Inovação, que podem ser também bolsistas via Unochapecó”, comentou. As empresas inscritas são acompanhadas gratuitamente durante quatro meses por um Agente Local de Inovação. O programa reúne metodologias e ferramentas de baixo custo voltadas para melhorar a capacidade de gestão e de produção, reduzir desperdícios e aprimorar processos.

Udo Trennepohl expôs que o Sebrae/SC está fazendo um diagnóstico do ecossistema de inovação em cada região do Estado para fortalecer o desenvolvimento. “A intenção desse mapeamento é ter dados para auxiliar em estratégias acertadas para as necessidades de cada região, com elaboração de planejamentos para curto, médio de longo prazos”.

Savenhago apresentou o Pollen Parque aos diretores do Sebrae/SC. Mais de 40 empresas e startups, além de toda a estrutura da Agência de Gestão da Inovação da Uno, compõem o Pollen Parque Científico e Tecnológico. O local também abriga o primeiro escritório da Fapesc fora de Florianópolis, a Incubadora Tecnológica e o Projeto Escalede da Deatec/Acate. “Temos espaços para reuniões e coworking. A intenção é incentivar o empreendedorismo e conectar o ecossistema de inovação regional, desenvolver soluções tecnológicas e ideias inovadoras que beneficiem a população de todo o oeste”, enfatizou.

O Pollen Parque foi idealizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, e pela Prefeitura de Chapecó, com gestão da Unochapecó. Foi entregue à comunidade no dia 11 de dezembro de 2020.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro