Close Menu

Busque por Palavra Chave

XIX Ciclo de Estudos reúne professores da Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/02/2022 11:14 - Atualizado em 16/02/2022 11:16
Unochapecó O retorno às atividades presenciais e novas práticas de estudo foram debatidas durante o XIX Ciclo de Estudos O retorno às atividades presenciais e novas práticas de estudo foram debatidas durante o XIX Ciclo de Estudos

Dando início ao novo semestre, a Unochapecó realizou, nos dias 02 a 08 de fevereiro, o XIX Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior. As atividades aconteceram de maneira presencial no Salão Nobre para todos os professores da Universidade, e envolveram palestras, debates e oficinas, a fim de discutir as novas práticas de estudos, retorno à presencialidade e curricularização para o ano de 2022.


ABERTURA DO EVENTO
A coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi), professora Sandra Mara Sabedot Bordin, frisa que o Ciclo Docente propõe qualificar o professor para o dia a dia na sala de aula e o fazer pedagógico.

"O Ciclo é um momento muito importante para todos os professores porque se torna uma capacitação considerando o foco da Universidade, que são as competências e habilidades. As atividades propõe qualificar o professor para o fazer pedagógico a partir de metodologias ativas, conhecimentos teóricos sobre alguns conceitos importantes, como no caso da interdisciplinaridade que foi o foco da nossa abertura".

A palestra de abertura, ministrada pelo Prof. Dr. Adelar Hengemühle, tratou sobre a `Reinvenção da Educação Superior: Prática Interdisciplinar com foco nas competências do PDI`. De acordo com o professor, é possível perceber que ressoa, cada vez mais, dentro de muitas instituições superiores a percepção de que o modelo educacional que forma os profissionais nas mais diversas áreas está falido.

"Como já frisamos em momentos anteriores, há muitos anos percebemos a ruptura entre aquilo que chamamos de Planeta Terra e Planeta Escola/Faculdade. Ou seja, em um lugar, Planeta Terra, pulsam as necessidades das pessoas em todas as dimensões. É nessa realidade que as pessoas vivem o seu cotidiano. Vivem o mundo da transformação e das mudanças diárias. É ali que estão os problemas que precisam de respostas, de novas criações, de inovações, de novos comportamentos, de novos hábitos dos egressos das universidades. Por outro lado, tanto nas escolas de educação básica, como no ensino superior, ou seja, no Planeta Escola ou Faculdade, ainda estamos presos a modelos que já não respondem mais às necessidades do contexto. Timidamente percebemos hoje nas instituições a inquietude de que a formação desenvolvida está distante do mundo real. Essa inquietude percebida, com certeza, é positiva para a promoção das mudanças. No entanto, na prática, parece que a crise ainda não chegou de forma contundente às instituições, pois vemos poucas reações e transformações. Em instituições como a Unochapecó, no entanto, parece que a transformação já está em marcha", ressalta.

O Ciclo contou ainda com oficinas que abordaram a aprendizagem, aulas remotas, curricularização da extensão e inovação pedagógica, socialização das experiências da ABEx, entre outros temas abordados. Segundo o reitor da Instituição, professor Claudio Jacoski, no momento adverso da pandemia, os professores e técnicos mantiveram-se estruturados e inovaram em cada setor. "É uma caminhada importante que o Ciclo faz, porque ele traz momentos de reflexão, debate e de construção de soluções a partir da interação entre a comunidade docente. É uma jornada incrível que já fizemos! Se olharmos o quanto evoluímos, como a gente teve efetividade na atuação, mesmo com toda a adversidade da pandemia, é motivo de muito orgulho", salienta.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro