Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó participa de pesquisas arqueológicas na Argentina

Unochapecó As pesquisas têm como objetivo estudar aspectos das sociedades que viveram entre 2500 e 400 anos atrás As pesquisas têm como objetivo estudar aspectos das sociedades que viveram entre 2500 e 400 anos atrás

Desde 2013 a Unochapecó mantém convênio de cooperação científica com o Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latino-Americano (INAPL), através deste já foram realizadas diferentes ações, como projetos de pesquisa, publicação de artigos, capítulos, cursos e palestras. E, durante os meses de janeiro e fevereiro, a Universidade está participando de pesquisas desenvolvidas em sítios arqueológicos da Argentina.

Objetivando realizar a amostragem de sítios de grupos de caçadores e coletores complexos que colonizaram o baixo rio Paraná e Uruguai, em Entre Rios e Buenos Aires. Segundo o coordenador do projeto, Daniel Loponte, as sociedades viveram entre 2500 e 400 anos atrás e a pesquisa busca informações sobre o estilo de vida, perfil genético, cultura material e aspectos evolutivos. “O projeto permitirá caracterizar a complexidade cultural pré-colonial na bacia do Prata e quais são os mecanismos pelos quais surgem as sociedades complexas humanas”.

Representando a Unochapecó, a coordenadora do CEOM, professora Mirian Carbonera, conta que a parceria também alinhou outros termos de cooperação, como com a Universidade de Bolonha na Itália, onde estão sendo desenvolvidas análises isotópicas e de DNA de amostras de populações pré-históricas que viveram nos últimos 10 mil anos no sudeste da América da Sul.

“A participação nesta pesquisa contribui para abrir novas possibilidades de estágio e projetos de extensão a estudantes da Unochapecó. Ela também permite ampliar a perspectiva de análise, já que o período pré-colonial deve ser percebido num contexto mais amplo, neste caso as informações do sul do Brasil devem ser integradas aos dados da bacia do Prata”, relata.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro