Close Menu

Busque por Palavra Chave

Editora Argos completa 30 anos de trajetória

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/03/2022 12:17 - Atualizado em 02/03/2022 12:23
Unochapecó A Argos se destaca como a editora que tem o maior acervo publicado sobre o Oeste catarinense A Argos se destaca como a editora que tem o maior acervo publicado sobre o Oeste catarinense

São os personagens que tornam as histórias memoráveis. E para contar a da Editora Argos e de todos que fazem parte desta trajetória, precisamos fazer uma viagem no tempo, direto para o ano de 1992. Na época, a Unochapecó dava início a suas primeiras pesquisas regionais, devido à necessidade de divulgar o conhecimento aqui produzido.

Os dois primeiros livros publicados revelam essa realidade: `A Luta da Erva`, da professora Arlene Renk, que aborda reflexões sobre a região, e `A História que Fazemos`, da professora Hilda Beatriz Dmitruck, que retrata o ensino.

Durante esses 30 anos, a editora já recebeu oito prêmios, dentro deste está o primeiro lugar no Prêmio Jabuti, na categoria `Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramática - Câmara Brasileira do Livro`. Para a professora Rosane Silveira, coordenadora da Argos, a editora é um espaço que possibilita desenvolver saberes por meio de cada publicação, levando consigo o nome da Universidade. "A Argos é uma editora universitária com o propósito de disseminar o conhecimento regional, nacional e internacionalmente, por meio de suas publicações", conta.

Para que sejam publicadas, as obras passam pela aprovação do `Conselho Editorial`, formado por professores e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e pela coordenadora, que verifica a linha editorial de cada livro.

Atualmente, as linhas editoriais seguidas pela Argos são `Grandes Temas`, `Didáticos`, `Regionais`, `Perspectivas`, `Debates`, `Coleção Sul (ABEU Sul)` e `E-book`. A Argos também se destaca como a editora que possui o maior número de publicações sobre a região Oeste catarinense e conta com mais de 400 livros em seu acervo publicado.

COMEMORAÇÕES

Para celebrar as três décadas de existência, serão desenvolvidas diversas ações durante o ano. Uma delas é o lançamento da obra `Revoluções Literárias`, prevista para o final de abril. Também será realizado o lançamento do selo de 30 anos, este desenvolvido pela Agência de Comunicação Integrada (Acin), diversas lives temáticas e uma promoção, que contará com livros e e-books com até 70% de desconto.

"Fazer parte dos processos editoriais, certamente aumentou o meu reconhecimento dessa importância, desse amor pelos livros. A história da nossa Editora é de sucesso, construída por muitos autores, pesquisadores e leitores e sempre com o apoio e reconhecimento da sua importância pela gestão da Unochapecó", relata Rosane.

JORNADA RECONHECIDA

Após seis anos atuando como coordenadora da Argos, em janeiro deste ano a professora Rosane foi eleita diretora da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) da Região Sul. A nova diretoria tem como meta oportunizar ações que fomentem a leitura e o conhecimento, qualificando os processos editoriais universitários, com responsabilidade, ética e inovação.

"Assumir a diretoria da ABEU Sul é uma responsabilidade, pois é, de certa forma, representar os estados do Sul na ABEU nacional - a associação brasileira das editoras universitárias, um espaço de diálogo, de construção dos saberes, de reflexão sobre as políticas editoriais. Fazer parte da diretoria da ABEU é também ter a oportunidade de promover ações que fortaleçam a formação de leitores, o acesso ao saber por meio das pesquisas publicadas – livros", sublinha.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro