Close Menu

Busque por Palavra Chave

Magnólia Festival acontece em Chapecó neste final de semana

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/03/2022 10:22 - Atualizado em 17/03/2022 10:50

Acontece neste sábado (19), a partir das 16h30 na Fasul Eventos, em Chapecó, o Magnólia Festival - o maior festival de música do oeste de Santa Catarina. Em sua quinta edição o projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, principal política pública cultural desenvolvida na cidade, e trará uma extensa programação composta por shows de artistas nacionais e locais.

Integram a programação Marina Sena, vencedora em três categorias do prêmio Multishow, considerada a atual diva pop do País; a paulista MC Tha, que já teve música na trilha da minissérie Aruanas; Selvagens à Procura da Lei, de Fortaleza, trazendo o rock nacional para o palco do Festival; a multiartista Potyguara Bardo, do Rio Grande do Norte, com show performático.

Além de VINAA, artista escolhido via edital, vindo do Maranhão, e os artistas locais Agoro - trazendo o Hip Hop dos bairros da cidade e Manivas, grupo composto unicamente por mulheres, que traz uma pesquisa voltada para os ritmos da cultura popular. “Estamos muito felizes com essa programação pois contempla tantos artistas de renome nacional, como incentiva e abre espaço para o trabalho dos artistas locais”, conta Ana Laura Diaz, fundadora do Magnólia Festival, sobre a curadoria.

Com um lineup pensado na diversidade, trazendo nomes que também integram o Lolapalooza - um dos maiores festivais de música do Brasil, o projeto abraça diferentes artistas, trabalhos, estilos musicais e públicos, e coloca a região oeste na rota dos shows nacionais. “A gente acredita muito no potencial criativo da nossa região. Cultura é turismo, é economia, é emprego e

renda, e olhando para esse cenário e valorizando esse espaço, que foi criado o Magnólia. Geralmente as pessoas viajam para grandes centros urbanos para assistir a esses shows, agora eles podem ver tudo isso também aqui no interior”, enfatiza Ana Laura.

EMPREGO E RENDA

O projeto influencia diretamente na economia regional gerando cerca de 80 vagas de trabalho diretas, para profissionais do setor de eventos, que tentam sair dessa grande crise provocada por dois anos de pausa profissional, durante a pandemia.

Além dos profissionais diretos, como técnicos, montadores, diretores, iluminadores, músicos, fotógrafos, jornalistas, produtores, social média, equipe de limpeza e de segurança, profissionais de estacionamento, o Magnólia influencia diretamente outros setores, gerando trabalho e renda também de maneira indireta para os profissionais do transporte, hotelaria, turismo e gastronomia.

Até a data de hoje, pessoas de 76 cidades dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, já compraram seu ingresso e virão à Chapecó para o Magnólia Festival.

ARTE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Uma das preocupações do projeto são as questões ambientais. Por isso o Magnólia fechou parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, pensando e desenvolvendo ações conjuntas que diminuam a geração de resíduos e estimulem o descarte correto, sendo o único festival de Santa Catarina rumo ao lixo zero. A meta é desviar 90% ou mais de resíduos sólidos que iriam para o aterro sanitário, ou seja, 90% dos resíduos irão para a reciclagem e para a compostagem.

Para que isso aconteça diferentes medidas foram planejadas e tomadas pela equipe de produção, entre elas o copo eco, não utilizando copos descartáveis durante o evento, diminuindo drasticamente a geração de resíduos sólidos.

Estima-se que somente com esta ação cerca de 4 mil unidades plásticas deixarão de ser consumidas, gerando grande impacto ambiental. Além disso, lixeiras sinalizadas para o descarte correto dos materiais estarão sinalizadas pelo espaço; todos os resíduos compostáveis serão destinados para a Universidade Federal Fronteira Sul, onde passarão pelo processo de compostagem até virar adubo. Todos os materiais que possam ser reciclados serão encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Solidários de Chapecó (Arsol).

O Festival também contará com profissionais do Instituto Lixo Zero Brasil fazendo a orientação do público na hora do descarte. “Será uma noite histórica para a cidade, para o setor, com pessoas se divertindo e aproveitando essa experiência cultural, mas não podemos fazer isso sem pensar em todos os resíduos que ficam depois de cada evento e nos danos ao meio ambiente. Por isso vamos reduzi-los ao máximo e trabalhar a arte com responsabilidade ambiental”, pontua Ana Laura.

EVENTO SEGURO

O projeto traz como cuidado garantir a integridade e a saúde de todos os envolvidos, por isso segue o “Protocolo Evento Seguro” com medidas sanitárias baseadas na Portaria SES número 1398, de 23 de dezembro de 2021, e suas atualizações, seguindo as diretrizes conforme o decreto. Dentre elas, a comprovação das duas doses da vacina para entrar no espaço ou o teste negativo para Covid19, feito nas últimas 72h.

“ESQUENTA" COM A SEMANA DA MÚSICA

Para receber todo o público que vem de outras cidades do Brasil, além de proporcionar o acesso democrático à arte e à cultura para a comunidade chapecoense, o Magnólia Festival faz um “esquenta” na quinta e sexta-feira, 17 e 18/03, com a “Semana da Música”. O projeto traz seis shows totalmente gratuitos com artistas de Santa Catarina em evidência no cenário musical, entre eles Amanda Cadore, EJ, Iara Germer, Pinhel Orquidária e Dandara Manoela.

“A Semana da Música abre as atividades do Magnólia. Já tivemos atividades de capacitação gratuita voltadas aos profissionais da música e nessa quinta e sexta, trazemos shows abertos ao público, no Distrito Food Park, a partir das 18h”, explica Ana Laura, também produtora da Semana da Música.

INGRESSOS

Para adquirir seu ingresso para o maior festival de música do Oeste de Santa Catarina, basta acessar www.magnoliafestival.com.br . Estudantes, professores e idosos pagam meia entrada. O público também pode adquirir o ingresso solidário, pagando meia entrada e doando um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Programa Viver.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro