Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jaraguá do Sul comemora 88 anos de aniversário

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/03/2022 11:04 - Atualizado em 29/03/2022 11:05
Prefeitura de Jaraguá do Sul No dia 26 de março de 1934 era assinado o Decreto Estadual que emancipou os então distritos de Jaraguá e de Hansa Humbolt do Município de Joinville No dia 26 de março de 1934 era assinado o Decreto Estadual que emancipou os então distritos de Jaraguá e de Hansa Humbolt do Município de Joinville

Neste sábado (26), Jaraguá do Sul comemora 88 anos de emancipação político-administrativa. A data é marcada pela assinatura do Decreto Estadual nº 565, de 26 de março de 1934, pelo interventor federal Aristiliano Ramos, que estabeleceu que os distritos de Jaraguá e de Hansa Humboldt, até então pertencentes ao município de Joinville, seriam emancipados a partir da instalação do Município de Jaraguá em 08 de abril de 1934.

Hansa Humboldt, atual Corupá, passava a ser Distrito do novo Município de Jaraguá, se emancipando deste somente em 1958. A instalação ocorreu na sede da Intendência, na rua Presidente Epitácio Pessoa, contando com grande público. A comemoração ocorreu no Clube Germânia.

A Administração do Município de Jaraguá era regida pelo prefeito nomeado José Bauer, que em conjunto com o Conselho Consultivo, deliberavam sobre os impostos e taxas, as despesas, obras e serviços a serem executados pela prefeitura. Nessa época não havia Câmara de Vereadores, e o prefeito em conjunto com o Conselho decidiam sobre a administração da cidade.

O Conselho Consultivo era composto pelos senhores: Ernesto Czerniewicz, João Crespo e João Marcatto. O secretário que os auxiliava com a escrituração de atas e demais documentos era o Sr. Jardelino Tristão Monteiro. Muitos foram os assuntos discutidos, conforme pode-se observar nas atas desse período.

A Lei 5526/2010, da então vereadora Natália Lúcia Petry, prevê que cidadãos de destaque no desenvolvimento de Jaraguá do Sul recebam homenagens em sessão solene na Câmara de Vereadores. Sessão esta, que ocorrerá este ano no próximo dia 5 de abril, a partir das 19 horas. Na ocasião, serão homenageados comércios e indústrias da cidade com mais de 85 anos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro