Objetivando construir e implementar políticas públicas, que visam desenvolver a humanidade de modo sustentável, a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para implementá-las até 2030. E desde 2018, a Unochapecó está ligada ao movimento e desenvolvendo ações que contribuem para atingir a meta estabelecida.
E, pelo quarto ano consecutivo, a Instituição recebeu o selo de signatária 2022 do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que representa a dedicação da Universidade em cumprir todos seus deveres como signatária. Além deste, a Instituição também recebeu um certificado de avaliação do desempenho e engajamento da Universidade com o Movimento, este contendo seis estrelas, a nota máxima.
Para a coordenadora da Comissão, Fabiane Roman, receber o selo significa a reafirmação do compromisso com o desenvolvimento local e regional, remetendo ao nascimento da Unochapecó e a sua missão como Universidade Comunitária.
"Nossos compromissos como signatária foram atendidos na totalidade e a Unochapecó foi além, pois a sua aproximação com a sociedade tem sido cada vez mais importante. No ensino, por exemplo, as ABEx são um exemplo do contato ainda mais próximo com a sociedade, propiciando o envolvimento dos estudantes com problemas reais. Tal aproximação, sem sombra de dúvidas, contribui para a formação dos estudantes, assim como, com propostas de soluções para a comunidade. Na extensão, não é diferente, a sua curricularização também contribui para aproximar o estudante de questões sociais", pontua.
Um dos passos seguidos pela Unochapecó foi a criação da Comissão ODS, esta responsável pela implementação das ações em prol do desenvolvimento sustentável e a formação profissional cidadã. Fabiane ainda conta que a atuação tem sido maior na divulgação, na disseminação, no fortalecimento, na valorização e no engajamento da comunidade acadêmica (docente, técnica e estudantes) para que contribuam com o alcance dos ODS.
"É sempre importante lembrar que, mesmo as pequenas ações que realizamos no nosso dia-a-dia, podem contribuir para que o nosso mundo seja um lugar melhor para se viver. O que queremos é um mundo que consiga alcançar os pilares da sustentabilidade: socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente correto e culturalmente diverso. E para 2022, pretendemos dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos, aproximando essa discussão sobre o Movimento ODS ainda mais do ensino, da pesquisa e da extensão. O fortalecimento dos ODS nos programas Stricto Sensu é um exemplo disso, uma vez que já há um grupo de professores que discute e fomenta o seu engajamento", sublinha
O Movimento está presente nas redes sociais, divulgando as ações promovidas na Instituição e gerando conhecimento sustentável. Para saber mais, interagir e sugerir conteúdos, acompanhe o Instagram e Facebook da Comissão!
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro