Close Menu

Busque por Palavra Chave

NOVO LIVRO

Mestre em Psicologia lança obra na Uceff Faculdades

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/04/2022 09:37 - Atualizado em 04/08/2022 21:51
Arquivo Pessoal Manolo Kottwitz lançou a obra "Performance art: produção de encontros, produção de subjetividade: ensaios em arte e esquizoanálise" na última quinta-feira (31) Manolo Kottwitz lançou a obra "Performance art: produção de encontros, produção de subjetividade: ensaios em arte e esquizoanálise" na última quinta-feira (31)

Por Vitória Schettini

Transformar uma ideia em livro é uma tarefa para poucos, afinal, escrever um livro é um processo que exige paciência, dedicação e muita persistência. Isso não foi diferente para o chapecoense Manolo Kottwitz, que está na terceira obra publicada e desta vez, abordando um tema ligado à Psicologia.

Ele explica ao Lê NOTÍCIAS que a literatura entrou cedo em sua vida, sempre cativado pela poesia da música popular brasileira. "Eu me lembro que publiquei meu primeiro livro aos 16 anos e o segundo aos 17, ambos com um teor poético. Acredito que a vontade de ser escritor nasceu desde aquele tempo, mas não foi bem uma escolha, mas sim os processos que a própria vida nos convoca a assumir", relembra.

Seu livro intitulado "Performance art: produção de encontros, produção de subjetividade: ensaios em arte e esquizoanálise" foi lançado na noite da última quinta-feira (31) na Uceff Faculdades e Manolo explicou ao público um pequeno seminário de introdução à esquizoanálise, a fim de criar um debate e reflexões.

"O evento foi bem bacana e fui bem acolhido pela instituição como acadêmico e profissional. A oportunidade surgiu quando ofereci a proposta ao coordenador do curso de Psicologia que, como sempre, foi muito solícito, acolhendo o evento e não medindo esforços para realizá-lo da melhor forma possível", conta ao .

A OBRA

O trabalho desenvolvido pelo escritor é resultado de sua pesquisa de mestrado, desde o início da pesquisa à elaboração do texto, defendida em 2018. Ele explana que levou cerca de dois anos para escrever sobre o tema e em junho de 2021, recebeu um convite para publicação do material.

"O livro enfoca naquilo que acontece quando a arte acontece e busco compreender de que forma a arte consegue desfuncionalizar o corpo, o pensamento, a vida e permite a emergência de um outro mundo, não pensado antes do seu encontro e mais, se este mundo é afirmado em sua potência, eu recusado por sua diferença. É um encontro da arte com a psicologia social operados a partir da esquizoanálise.

Para adquirir o livro, os leitores podem entrar em contato com o autor, ou pelo site da Editora Dialética. Também pode ser comprado por lojas virtuais como Amazon, Google Play, Magazine Luiza, entre outras plataformas de vendas.

O AUTOR

Manolo é bacharel em Artes Cênicas, especialista em Artes Híbridas e mestre em Psicologia Social e Cultural, estando em cena nas artes há mais de 10 anos. Iniciou sua carreira na música, passando mais tarde pela literatura, pelo cinema e por fim, se dedicou às artes do corpo, como a performance art e o teatro.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro