Close Menu

Busque por Palavra Chave

Tubarão terá livro contando a história do município

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/04/2022 10:47
Prefeitura de Tubarão A obra, que a princípio seria um catálogo, começou a ser pesquisada e montada em 2020 e pretende refletir a história dos cidadãos que assumiram o comando político/administrativo do município A obra, que a princípio seria um catálogo, começou a ser pesquisada e montada em 2020 e pretende refletir a história dos cidadãos que assumiram o comando político/administrativo do município

O departamento de Comunicação da Prefeitura de Tubarão, com o apoio do Arquivo Histórico e Biblioteca Pública, da Fundação Municipal de Cultura e outros setores do governo, está preparando um livro que destaca a história dos mandatários do município. O livro deve ser lançado em maio, por ocasião do aniversário da cidade, juntamente com a inauguração da nova galeria de ex-prefeitos.

A obra, que a princípio seria um catálogo, começou a ser pesquisada e montada em 2020 e pretende refletir a história dos cidadãos que assumiram o comando político/administrativo do município, de 1871, aos dias atuais. O título escolhido para o livro é “Tubarão, do grande cacique, aos grandes líderes”. O projeto de pesquisa é do relações públicas Ramires Sartor Linhares, assessor de comunicação da prefeitura e conta com a participação dos profissionais do departamento de Comunicação.

Serão destacados os perfis de 59 administradores do município, iniciando pelos sete presidentes da Câmara Municipal, de 1871 a 1890, que eram considerados “Intendentes” e administravam de certa forma o município recém-criado. Na sequência, o livro trata dos administradores municipais com poderes específicos, chamados Intendentes, Superintendentes e depois Prefeitos. São traçados perfis dos mandatários eleitos, nomeados, interinos e efetivados no cargo, de acordo com o que permitiu a legislação através dos tempos. A lista completa dos nomes dos mandatários e períodos em que estiveram no poder pode ser conhecida na tabela anexo.

Apesar de ampla pesquisa, que ainda é revisada, para alguns nomes existem poucas informações. Neste sentido o departamento apela para quem possa contribuir com a obra, fazendo contato e enviando material alusivo aos ex-prefeitos. No perfil traçado para cada mandatário estão informações pessoais, de família e profissionais de cada um; a forma como chegaram ao poder e detalhes da administração e vida pública dos biografados. Na tabela anexo, os nomes destacados em amarelo são aqueles que necessitam de mais informações biográficas. Quem quiser contribuir pode faze-lo através do e-mail imprensa@tubarao.sc.gov.br, pelo whatsapp 98419.7310 ou telefone 3621.9082.

O prefeito Joares Ponticelli, que acompanha e tem contribuído com a pesquisa desde o início, vê no livro uma oportunidade de resgate histórico da administração do município. “Trata-se de uma revisão histórica que interessa a todos os tubaronenses, pois foram estes importantes homens que transformaram a Cidade Azul no que ela é hoje”, avalia Joares.

O livro terá a seguinte divisão: Capítulo I (Linha do tempo de fatos que compõem a história do município de Tubarão); Capítulo II (O prefeito e a administração municipal no Brasil); Capítulo III (perfis dos administradores do município de Tubarão de 1870 a 2022); Capítulo IV (Anexos de interesse, como as formações da Câmara Municipal, as cidades originadas de Tubarão, situações de emergência e calamidade pública decretadas na cidade, dentre outros levantamentos).


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro