Close Menu

Busque por Palavra Chave

ARQUEOLOGIA NA PRAÇA

Ceom promove oficinas em escolas municipais da região

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/04/2022 10:01 - Atualizado em 12/04/2022 10:02
Unochapecó O projeto foi contemplado pelo Edital Aldir Blanc 2021 O projeto foi contemplado pelo Edital Aldir Blanc 2021

Visando a disseminação do conhecimento histórico regional, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) promoveu a atividade "Arqueologia na Praça". As oficinas aconteceram na última semana de março, e tinham como objetivo reunir estudantes de escolas municipais de Chapecó, Xaxim e Xanxerê. As atividades aconteceram nas escolas Monteiro Lobato, em Xanxerê, e Marechal Bormann, em Chapecó.

As atividades incluíram a exposição itinerante "As Pistas que Revelam o Passado: Conheça o Patrimônio Arqueológico do Oeste Catarinense" e uma simulação de escavações arqueológicas, utilizando caixas de areia e réplicas de artefatos históricos. Para a técnica em Educação Patrimonial do CEOM e proponente da atividade, Aline Bertoncello, as oficinas utilizam-se da arqueologia pública e da educação como instrumentos de engajamento social, objetivando a preservação do patrimônio arqueológico.

"A socialização do conhecimento arqueológico é compreendida como uma responsabilidade do arqueólogo e daqueles que trabalham com o patrimônio arqueológico, especialmente por que do ponto de vista da preservação, quanto mais a comunidade estiver próxima dos bens e interagir de forma dinâmica com eles, pode se sensibilizar e tornar-se aliada na proteção do patrimônio", pontua.

As oficinas fazem parte do projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Além desta, contou com a parceria dos setores municipais de cultura das cidades de Xanxerê, Xaxim e Chapecó


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro