Lê Notícias - Região - Fapesc articula convênio com o Conselho de...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fapesc articula convênio com o Conselho de Pesquisa Agrícola e Análise Econômica Agrária da Itália

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/04/2022 11:39 - Atualizado em 21/04/2022 11:41
Fapesc A Fapesc foi convidada a participar de uma comitiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que esteve na Itália entre os dias 09 e 17 de abril A Fapesc foi convidada a participar de uma comitiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que esteve na Itália entre os dias 09 e 17 de abril

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) está articulando um convênio com o Conselho de Pesquisa Agrícola e Análise Econômica Agrária (CREA) da Itália. “O objetivo é fomentar pesquisa e inovação através de cofinanciamento Fapesc – CREA/Itália para o desenvolvimento e registro de cultivares na área da fruticultura”, explicou o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Amauri Bogo, que esteve na Itália para alinhar o convênio.

A Fapesc foi convidada a participar de uma comitiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que esteve na Itália entre os dias 09 e 17 de abril. Há 10 anos a universidade estadual possui uma parceria com o CREA/Itália, sendo responsável pela introdução e comercialização de novas cultivares de morango e, futuramente, de maçã no Brasil.

O projeto é liderado pelo professor Leo Rufato, do Curso de Agronomia, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal e coordenador do Grupo de Fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc). O vice-reitor da Udesc, Luiz Antonio Ferreira Coelho, também esteve na Itália para acompanhar os procedimentos legais e administrativos a serem gerenciados pela universidade.

A comitiva foi recebida pelo diretor-geral do CREA/Itália, Enzo Perri, e pelo diretor do Centro de Pesquisa em Oliveria, Fruticultura e Citricultura do CREA/Itália da cidade de Forlì, Gianluca Baruzzi. “A parceria Udesc/CREA e, em breve a Fapesc, trata para o mercado da fruticultura catarinense o que há de melhor em matérias genéticas e cultivares mais eficientes e produtivas. Cumprindo com a missão e objetivos da Fapesc, temos interesse no apoio e fomento de outros projetos com o CREA/Itália e, para tanto, o convênio de cooperação com o CREA/Itália foi um dos temas principais da viagem à Itália. Temos interesse em lançar chamadas públicas em conjunto com o CREA/Itália para diferentes áreas, além de morango e maçã”, disse Bogo.

Em fevereiro a Fapesc também apoiou o 6º Field Day on Rootstocks from CG Series e o 8º Giro Técnico, que reuniu pesquisadores nacionais e internacionais para debater sobre fruticultura em Santa Catarina e no Brasil, especialmente para o setor de maçãs. Esses eventos também são iniciativas do Grupo de Fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro