Close Menu

Busque por Palavra Chave

Festfolk coloriu o sábado de Blumenau com as mais lindas tintas de todo o nosso Brasil

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/04/2022 23:18
Luís Bogo Grupos de dança coloriram o palco do Festfolk na noite de sábado (23) Grupos de dança coloriram o palco do Festfolk na noite de sábado (23)

O sábado foi muito colorido no palco principal do 14º. Festfolk, instalado no setor 2 da Vila Germânica. Foram oito apresentações de grupos oriundos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina, representando as etnias alemã, polonesa, danças brasileiras e afro-brasileiras.

Poucos países no mundo possuem diversidade cultural comparável à brasileira. Este país continental chamado Brasil e originalmente habitado por povos indígenas, recebeu primeiro os portugueses que aqui aportaram suas caravelas.

Em seguida vieram os africanos, os espanhóis, franceses e holandeses, até chegarmos aos séculos XIX e XX, quando fatores econômicos e as guerras fizeram que para cá viessem italianos, alemães e japoneses, entre outras etnias. Apesar da integração entre todos estes povos, cada qual preservou suas tradições, e é isto que o 14º. Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau está mostrando.

A programação de sábado começou às 19h30, com a apresentação do Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy, de Criciúma. Na sequência vieram a Cia. Clube da Dança, de Passo Fundo (RS), o Eintrachtvolkstanzgruppe, de Blumenau, apresentando danças alemãs; o “Chlopi – Polski Zespól Folklorystyczny”, de Indaial, também representando a etnia polonesa.

Foram seguidos pelo Grupo Sarandeiros da Universidade Federal de Minas Gerais, que apresentou um espetáculo afro-brasileiro, reunindo os ritmos afoxé, lundu-marajoara e frevo; e pelo “Original Blumenauer Schuhplattler”, com sua danças alemãs.

A noite foi encerrada com as apresentações dos Grupos Guararás, de Belo Horizonte (MG) e do MOA – Movimento Artístico Patrícia Dalchau, de Joinville (SC). Este últimos se dedicaram a apresentações de danças tipicamente brasileiras, que percorreram desde o samba até a cultura maranhense.

O Festfolk continua na tarde deste domingo. A entrada é gratuita. Acompanhe a programação: https://inarti.org.br/dia-24-domingo/



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro