Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxim desenvolve programa Curativos Especiais para pacientes com problemas crônicos

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/04/2022 08:51
Prefeitura de Xaxim Os pacientes são atendidos em casa, conforme a necessidade de troca dos curativos Os pacientes são atendidos em casa, conforme a necessidade de troca dos curativos

A Secretaria de Saúde desenvolve o programa Curativos Especiais e atende atualmente, 25 pacientes de forma gratuita. O programa visa melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm problemas crônicos com feridas. Os pacientes são atendidos em casa, conforme a necessidade de troca dos curativos.

Seu José Antônio Pissolatto cortou um dos pés há 12 anos e desde então, a ferida que se formou nunca mais cicatrizou. Por causa do problema, o aposentado de 70 anos, recebe a vista da auxiliar de enfermagem todos os dias para fazer a troca do curativo. “Eu fico muito feliz em ter esse serviço, porque se a gente tivesse que pagar pelo curativo seria complicado”, afirma seu José.

Segundo a enfermeira coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Xaxim, Alana Sela, o serviço visa melhorar a qualidade de vida do paciente. “Nem sempre um curativo simples é tão eficaz quanto um que tenha uma cobertura especial. Cada caso necessita de um tratamento, então, cada curativo tem um medicamento específico dependendo da necessidade do paciente, auxiliando na recuperação do paciente”, explica Alana.

Os atendimentos do programa Curativos Especiais são realizados pela auxiliar de enfermagem Traudi Andolfatto. Ela conta que, nem todos os atendimentos são iguais, já que alguns pacientes precisam de visitas diárias, enquanto que em outros a troca dos curativos é feita de forma mais espaçada.

“Todos os pacientes, primeiro, são avaliados pelo médico da unidade de saúde e, não tendo melhora com as coberturas mais simples, passam a receber atendimento do programa. As causas das feridas são diversas, como por exemplo, pacientes acamados, outros tem má circulação, corte que não cicatriza, entre outros. Por isso que o programa é tão importante, pois além de um tratamento continuado, recebem a medicação e cobertura ideal para cada problema”, afirma Traudi.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro