Close Menu

Busque por Palavra Chave

Planta da BRF no Rio Grande do Sul é a primeira unidade aterro zero da Companhia

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/04/2022 09:18 - Atualizado em 27/04/2022 09:20
BRF Resíduos são transformados em combustível para a indústria cimenteira Resíduos são transformados em combustível para a indústria cimenteira

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, conta agora com sua primeira unidade Aterro Zero, alinhada com a meta da Companhia de zerar o balanço de suas emissões de gases de efeito estufa até 2040. Desde abril, a fábrica de produção de Pet Food em Ivoti, no Rio Grande do Sul, passou a enviar as seis toneladas mensais de resíduos sólidos não recicláveis para coprocessamento, por uma empresa especializada.

Os resíduos passaram a ser triturados, peneirados e transformados em uma mistura com a granulometria adequada e características específicas e se tornam combustível, em substituição à madeira. A mistura é destinada à produção de uma matéria prima (o clínquer) usada na indústria cimenteira, que precisa ser queimada a uma temperatura de 1.300ºC.

Embora a destinação a aterros 100% licenciados seja uma destinação correta, predominante no setor, ao encaminhar esses resíduos para coprocessamento, a BRF minimiza a emissão de gás metano e formação de chorume, provocadas pela decomposição dos materiais. Recipientes sujos de alimentos consumidos no refeitório, embalagens com alumínio por dentro, EPIs e fitilho, entre outros, são alguns dos resíduos sólidos que antes eram destinados a aterros.

Já as cerca de nove toneladas geradas mensalmente de resíduos recicláveis, como vidros, plásticos, metais, papelão e outros itens, são comercializadas e o material é reprocessado e volta a circular no mercado em forma de novas embalagens e produtos, como vassouras e outros itens produzidos por fabricantes diversos.

Todos os resíduos gerados na unidade passam pelo processo de segregação e destinação correta, não somente resíduos industriais, mas também demais materiais gerados pelos colaboradores, como embalagens de alimentos. Na fábrica de Pet Food de Campinas (SP), adquirida da Mogiana, será implementado o mesmo processo adotado de forma precursora em Ivoti.

“Esse trabalho é resultado da integração entre BRF e Hercosul, que nos permitiu levar à unidade outras alternativas no que diz respeito à destinação de resíduos. Assim, otimizamos nossos processos, reduzimos custos e estamos contribuindo para o meio ambiente e a sociedade”, ressalta Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.

A medida está em linha com o compromisso da BRF em se tornar Net Zero até 2040, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

SOBRE A BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.

Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro