Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Aniversário de 96 anos da Ponte Hercílio Luz é marcado por apresentação da Camerata

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/05/2022 20:03 - Atualizado em 13/05/2022 20:11
Ricardo Wolffenbüttel/Secom Ponte tem 821 m de comprimento e é o principal ponto turístico da capital de Santa Catarina Ponte tem 821 m de comprimento e é o principal ponto turístico da capital de Santa Catarina

“E hoje és cenário de nossa tradição, de força, da missão de glória. Tem nossa gratidão. Tu és eterna jóia. Estás no coração da nossa história”. O trecho da música Ponte Hercílio Luz, do compositor de Florianópolis, Luiz Henrique Rosa, abriu as comemorações dos 96 anos do cartão-postal e patrimônio dos catarinenses e do Brasil, na manhã desta sexta-feira (13).

A canção interpretada pela cantora Helô Gonzaga com a Camerata Florianópolis define bem o que a Ponte representa para as centenas de pessoas que estiveram na cabeceira insular prestigiando a programação.

Mais que uma conexão física com 821 metros de extensão, a Ponte Hercílio Luz estabelece uma memória afetiva de quem vive ou visita a Capital. Um dos exemplos é Nice Dziedicz, de 90 anos, que muito emocionada relembrou seu tempo de juventude e disse estar muito feliz na companhia da filha Patrícia nesta data festiva. “É bonito de ver. Eu saí de Florianópolis menina, depois voltei moça para passear e há alguns anos retornei a residir aqui. Andei pela ponte ainda quando o piso era de tábua. Hoje estou muito feliz em ver que a Ponte continua linda.”

A filha Patrícia destacou a satisfação de reencontrar a Ponte após tantos anos de espera. “É uma alegria que essa reforma tenha terminado e esse patrimônio histórico devolvido à população. Estar aqui com minha mãe e acompanhar o espetáculo da Camerata, que faz parte da nossa história, é muito emocionante. Que mais eventos como esse venham, nossa cidade precisa.”

O governador Carlos Moisés, acompanhado da primeira-dama, Késia Martins da Silva, prestigiou a apresentação. “É mais um dia histórico e especial para todos os catarinenses”, disse o chefe do Executivo estadual, que pouco antes, lançou o edital para a iluminação cênica da primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente.

Por cerca de uma hora, quem esteve na estrutura pode conferir o espetáculo da Camerata Florianópolis, com o Tributo à Música Popular Brasileira, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca.

O repertório agradou ao público que aguardava ansioso pela apresentação. Os cerca de 45 alunos da Escola de Música Waldorf Arandu saíram do Bairro Rio Tavares para comemorar o aniversário da ponte e acompanhar a apresentação da Camerata. “É um dia especial. Queremos estimular cada vez mais a arte na vida dos nossos alunos”, pontuou a professora Ananda Eluf.

A programação foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Durante o evento, o governador Carlos Moisés assinou o edital para instalar a iluminação cênica do monumento. O investimento está previsto em R$ 9,9 milhões e permitirá, por meio de lâmpadas de LED e tecnologia RGB, um show de luzes sobre o monumento.


Outras Notícias
Alesc - Junho - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro