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INFRAESTRUTURA

Pior rodovia do Brasil, no Oeste de SC, recebe melhorias do DNIT

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/05/2022 11:12 - Atualizado em 18/05/2022 11:13
DNIT Sistema ‘pare e siga’ será executado 24 horas por dia enquanto as obras perdurarem Sistema ‘pare e siga’ será executado 24 horas por dia enquanto as obras perdurarem

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, na quarta-feira (11), a pavimentação em concreto da pista principal da BR-163, em São José do Cedro, na altura do km 97.

O pavimento, atualmente em asfalto (pavimento flexível), será todo coberto por concreto (pavimento rígido), o que traz ganhos de durabilidade e segurança para uma rodovia marcada pelo grande fluxo de carretas de transporte de grãos.

A escolha pelo concreto se deu justamente pela BR-163 ser um corredor logístico de insumos para o agronegócio.

No local, as equipes do DNIT executarão um serviço inovador chamado whitetopping, em que o concreto é lançado diretamente sobre o asfalto, utilizando-o como base.

A operação inicia após diversas ações na BR-163/SC, como a inauguração do viaduto de acesso a São José do Cedro, a rótula de acesso ao município de Princesa, e a construção de ruas laterais ao longo da rodovia. O passo seguinte é avançar na pista principal com a nova pavimentação.

Com a obra, o trânsito sofrerá alteração. Confira:

Durante o dia, o trânsito será interrompido totalmente (em ambos os sentidos), por duas horas, para que a pavimentação seja aplicada. Após este período, o tráfego será aberto em meia-pista, no sistema ‘pare e siga’, até zerar a retenção de tráfego.

Com o fim da retenção, a rodovia volta a ser completamente interditada por mais duas horas para sequência das obras. Depois, há nova execução de ‘pare e siga’ em meia-pista até que a retenção de veículos seja novamente zerada. O trabalho segue nesta alternância diariamente das 7h às 18h.

À noite, não haverá obra, mas, devido à necessidade de secagem do concreto aplicado, o tráfego seguirá em meia-pista e no sistema ‘pare e siga’.

Os trabalhos serão diários e vão avançando ao longo da rodovia. O sistema ‘pare e siga’ seguirá sendo executado 24 horas por dia enquanto as obras perdurarem - inclusive aos finais de semana. Os motoristas podem utilizar rotas alternativas e desvios por rodovias estaduais.

No local, as equipes do DNIT farão a sinalização necessária para segurança da operação. A Autarquia pede atenção aos motoristas que passarem pelo local.


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