Lê Notícias - Região - Campanha Maio Amarelo conscientiza sobre...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Campanha Maio Amarelo conscientiza sobre trânsito em Jaraguá do Sul

Por meio de peças publicitárias, como outdoors, anúncios em jornais, spots em rádios e postagens em mídias digitais, a Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) da Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul intensifica neste mês a Campanha do Maio Amarelo.

“A ideia da iniciativa é sensibilizar os motociclistas para guiarem as suas motocicletas com atenção e responsabilidade sem abusar do seu direito, sobretudo o de guiar entre os automóveis”, justificou o diretor da DTT, Gildo Martins Andrade Filho.

Ele acrescenta que no caso dos condutores de moto que realizam entregas - conhecidos como motoboys - a atenção deve ser redobrada com a utilização de todos os equipamentos de segurança. “Seguindo as regras de segurança e de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro a intenção é que tenhamos menos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas”, argumentou o diretor.

CRESCIMENTO

Recentes dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) indicam o crescimento na venda de motos no País no mês de abril deste ano em torno de 27,4% em relação ao mesmo período de 2021.

“É um movimento que começou com a pandemia. Muitas pessoas optaram pela motocicleta para fugir da aglomeração do transporte público e para utilizá-la como instrumento de trabalho, atuando nos serviços de entrega. Mais recentemente, há aquelas que escolheram o modal para driblar a alta constante nos preços dos combustíveis”, destacou o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

Mais motocicletas nas ruas também justificam o foco da Campanha Maio Amarelo. Segundo dados do Anuário Estatístico de Trânsito do 14º Batalhão de Polícia Militar (14 BPM) o número de motocicleta/motoneta foi 24.629 unidades em 2020 para 25.185 no ano passado. Em compensação, os acidentes de trânsito com motos e congêneres também aumentou de 459 ocorrências em 2020 para 490 em 2021. Uma variação de de 6,33%.

“Mais que uma obrigação prevista em lei o cumprimento das regras de trânsito por parte desses condutores objetiva salvaguardar a integridade física dos condutores, sobretudo quando levamos em consideração que a motocicleta é um veículo extremamente vulnerável”, destacou Andrade.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
São José - Fevereiro - 2
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro