A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil do município, alerta para frio intenso durante esta semana. O boletim meteorológico, emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, informa sobre temperaturas de menos de 10°C nos próximos dias.
Diante do alerta, equipes das Secretarias de Segurança Pública e Assistência Social, junto à Fundação Somar, organizam um reforço nas ações de abordagem e acolhimento a pessoas em situação de rua. A Passarela da Cidadania irá ampliar o atendimento com vagas extras no abrigo.
O hotel credenciado da Prefeitura também abrirá vagas emergenciais. A Somar Floripa continua arrecadando cobertores na campanha de Inverno e, caso necessário, fará a doação de itens para pessoas em vulnerabilidade social ou mesmo para a passarela.
A Defesa Civil de Florianópolis reforça a orientação quanto à população mais vulnerável como pessoas doentes, pessoas em situação de rua, idosos e crianças. Também devem ser intensificadas as medidas de prevenção às doenças respiratórias como manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos e evitar tocar o olhos, nariz e boca. Animais domésticos não devem ser mantidos em locais abertos neste período.
“Quando a temperatura baixa de 10°C, as equipes já começam a agir. Combinada com a previsão de fortes ventos, a sensação térmica pode ser de frio ainda maior. Por isso o alerta para o cuidado especial com crianças, idosos, doentes e animais de estimação. Em paralelo, a assistência social e a Fundação Somar atuam para amenizar o frio de pessoas em situação de vulnerabilidade”, diz o prefeito Topázio Neto.
ATENÇÃO ESPECIAL
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, colocará em funcionamento uma força-tarefa para abordagem e acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua.
A ação, que ocorre das 19h às 22h, vai percorrer as ruas da região central, área onde há demanda expressiva para o serviço. Nas demais regiões da cidade, o serviço será prestado pelas equipes do Resgate Social, que podem ser acionadas pelo telefone (48) 99182-6870.
Todos os abordados que aceitarem ser acolhidos, serão encaminhados à Passarela da Cidadania, onde 50 vagas serão oferecidas em caráter emergencial.
Ao serem acolhidas, as pessoas acessam o serviço, que disponibiliza, além do pernoite, alimentação, local para higiene pessoal e doação de roupa.
O cronograma de ações da força-tarefa, que inicia nesta segunda-feira, 16 de maio, será atualizado durante a semana, de acordo com as orientações da Defesa Civil do município.
BOLETIM DEFESA CIVIL SC
De acordo com o boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, as baixas temperaturas ocorrem por conta de uma massa de ar seco e frio no estado. As mínimas apontadas pelo boletim devem ser registradas no amanhecer dos dias 17 a 21 de maio, que variam entre 7º C e 11º C:
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro