Lê Notícias - Região - Faesc promove evento sobre 15 anos de área...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Faesc promove evento sobre 15 anos de área livre sem vacinação de febre aftosa

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/05/2022 20:37 - Atualizado em 22/05/2022 20:41
Sistema Faesc/Senar-SC Presidente da Faesc e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo Presidente da Faesc e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo

Um dos maiores avanços da pecuária catarinense foi a histórica conquista do status de área livre de aftosa sem vacinação para Santa Catarina.

Para comemorar os 15 anos desse acontecimento, a Cidasc, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá o 5° Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa nesta terça-feira (24), a partir das 9h, Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis.

O evento também poderá ser acompanhado à distância, pois será transmitido pela TV Alesc e disponibilizado em plataformas digitais, inclusive Youtube.

O Fórum é parte dos esforços da Faesc e do Governo para a conscientização sobre doença, seus impactos e a importância da prevenção. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo assinala que a vigilância e a prevenção da febre aftosa devem ser permanentes para redução dos riscos de introdução da doença.

Desde 2007, quando a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), em Paris, reconheceu Santa Catarina como área livre de aftosa sem vacinação, a Faesc destacou e valorizou todos os atores que participaram dessa conquista.

O Estado de Santa Catarina, em razão de um sério e perseverante trabalho dos produtores rurais, das agroindústrias e do Governo catarinense, criou, manteve e aperfeiçoou um notável sistema de defesa e vigilância sanitária animal que se tornou um paradigma nacional com reconhecimento internacional.

O dirigente enfatiza a atuação especial que teve a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) na estruturação e fundamentação de todo o processo que culminou com aprovação da OIE.

“Santa Catarina tornou-se uma ilha de sanidade em todo o País porque, paralelamente à produção de alimentos cárneos, opera um avançado e competente sistema de vigilância, fiscalização e controle sanitário que monitora todas as fases da produção pecuária. Esse sistema foi estruturado arduamente e exigiu sacrifícios, investimentos, estudos e pesquisas da sociedade, tornando-se, portanto, um patrimônio dos catarinenses, dos produtores rurais, do Governo e das agroindústrias”, manifesta Pedrozo.

Participação no 5º Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa pode ser confirmada por este link.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro