Close Menu

Busque por Palavra Chave

RECORDE

Leitoa dá à luz 31 leitões no Oeste de Santa Catarina

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/08/2017 09:54
O fato aconteceu na última terça-feira (25), em Água Doce (Foto: Divulgação/LÊ) O fato aconteceu na última terça-feira (25), em Água Doce (Foto: Divulgação/LÊ)

Um fato curioso abalou o mundo do agronegócio na última semana, uma leitoa pariu 31 leitões no oeste de Santa Catarina. Conforme reportagem produzida pelo Canal Rural, o fato aconteceu na última terça-feira (25), em Água Doce. O número de filhotes é considerado um recorde.

Segundo o médico veterinário Mauro Serafim da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), oficialmente não há relatos de um número tão expressivo de filhotes em apenas uma gestação, já que em média nasce de 13 e 14 leitões por parto, e esse número representa a procriação de uma matriz durante um ano.

Durante a reportagem, o veterinário afirmou que a leitoa recebeu inseminação artificial, e esse procedimento auxiliou no resultado. Entretanto, ele reforça que outros inúmeros fatores contribuíram para a fêmea parir tantos filhotes, entre eles está o manejo nutricional, a qualidade de mão de obra e a eficiência produtiva.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro