Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxim é a cidade mais ágil para se abrir uma empresa no país

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/06/2022 14:40 - Atualizado em 07/06/2022 14:42
Prefeitura de Xaxim Segundo o Ministério da Economia, o tempo para abrir uma empresa em Xaxim é de apenas três horas Segundo o Ministério da Economia, o tempo para abrir uma empresa em Xaxim é de apenas três horas

A Administração Municipal de Xaxim, no Oeste catarinense, celebra a conquista de município brasileiro com o menor tempo para abertura de empresa: apenas três horas, conforme o Boletim do 1º quadrimestre de 2022 do Mapa de Empresas.

O levantamento do Ministério da Economia foi publicado nesta semana e está disponível neste link. Esta ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal fornece indicadores sobre o quantitativo de empresas registradas no País e o tempo médio necessário para abertura de um novo negócio.

Entre as medidas adotadas pelo município estão adequação dos procedimentos internos para concessão de alvará de licença para localização, funcionamento e permanência; construção de um plano de ação para continuidade dos avanços e publicação do Decreto nº 93/2021 que instituiu os critérios gerais para emissão de alvarás para o livre exercício de atividade econômica, regulamentou o procedimento simplificado para abertura e registro de negócios e estabeleceu providências para o desenvolvimento socioeconômico. Essas medidas adotadas no processo de desburocratização contaram com suporte do Programa Cidade Empreendedora, implementado em parceria com o Sebrae/SC.

Todas as medidas buscam agilizar os procedimentos burocráticos para quem deseja empreender, reduzir o tempo de espera do empresário para iniciar as atividades, diversificar os segmentos econômicos e incentivar o empreendedorismo local. “Até bem pouco tempo, empresários preferiam ir a outros municípios para se instalar devido à burocracia em Xaxim. Hoje, depois de muito planejamento e trabalho, mudamos esta realidade e comemoramos esses resultados, que comprovam que estamos trilhando o melhor caminho para simplificação e melhoria do ambiente de negócios”, observa o secretário de Administração, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Alberto Antonio Grasel.

Para o prefeito, Chico Folle, a conquista veio bem antes do esperado. “Segundo o Sebrae, nós éramos uns dos últimos municípios do estado no ano passado, em termos de tempo para abrir uma empresa. Hoje é um orgulho poder dizer que somos o município mais rápido do Brasil para abrir uma empresa. As ações que desenvolvemos fazem parte do programa Avança Xaxim e teremos muito mais pela frente”, afirma Chico.

LEVANTAMENTO

O boletim revela que o tempo para abertura de empresas no País é, em média, de 1 dia e 16 horas, um recorde na série histórica, com queda de 8 horas (16,7%) em relação ao terceiro quadrimestre de 2021, além de uma redução de 1 dia e 13 horas (48,1%) em relação ao mesmo período de 2021.

Outros municípios catarinenses que figuram na relação entre os mais ágeis para abertura de novos negócios são: Mafra (4 horas e 1 minuto), Criciúma (4 horas e 11 minutos), Brusque (4 horas e 33 minutos) e Navegantes (5 horas e 36 minutos).

O tempo médio de abertura de empresas considera etapa de viabilidade (em que o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido) e etapa do registro (Junta Comercial arquiva os documentos de constituição e lhe fornece o número do CNPJ, gerado pela Receita Federal). Para empresas que exploram atividades de baixo e médio risco, que representam aproximadamente 90% das registradas, o cumprimento destas etapas é suficiente para o início do funcionamento.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro