Close Menu

Busque por Palavra Chave

Recicla Xanxerê coleta materiais eletrônicos neste sábado

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/06/2022 11:18 - Atualizado em 10/06/2022 11:19
Divulgação Iniciativa do Sesi e do Senai em parceria com a CDL, Acix, Prefeitura e REC ocorrerá das 8h às 15h, na Praça Tiradentes Iniciativa do Sesi e do Senai em parceria com a CDL, Acix, Prefeitura e REC ocorrerá das 8h às 15h, na Praça Tiradentes

Coletar materiais eletrônicos e dar a destinação correta. Esse é o objetivo de nova edição do Recicla Xanxerê, que ocorrerá neste sábado (11), das 8h às 15h, na Praça Tiradentes. A iniciativa é do SESI e do Senai, entidades da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê, Prefeitura do município, Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (Acix) e a empresa Reciclagem de Eletrônicos Chapecó. (REC) A ação integra o Programa Oportuniza, da Fiesc, programa da Assessoria de Responsabilidade Social da entidade.

O Recicla Xanxerê é realizado anualmente. O coordenador de Educação Profissional do Senai da Região Oeste e Extremo Oeste, Willi Robert Sobotka, assinala que o evento tem como objetivo incentivar e auxiliar a comunidade a dar o destino correto aos materiais que não serão mais utilizados e viraram lixo eletrônico. “Buscamos, cada vez mais, conscientizar para que as pessoas criem o hábito de descartar corretamente esses materiais. A campanha sempre tem um resultado satisfatório, pois a comunidade aceita a proposta e leva os equipamentos até o ponto de coleta”, comenta.

Podem ser levados até a Praça Tiradentes itens como placa-mãe de computadores, celulares, rádio/vitrola. Micro-ondas, computadores, processadores, forno elétrico, mouse e teclado, vídeo cassete/DVD, pilas e baterias, entre outros. Também podem ser entregues óleo de cozinha usado, vidros comuns como garrafa e garrafão, eletrodomésticos em geral e lâmpadas (ao custo de R$ 1,00 a unidade).

De acordo com Sobotka, o destino correto de materiais eletrônicos faz parte da cultura da população de Xanxerê. “Tanto as pessoas quanto as empresas aguardam o evento e cobram sua realização. Isso é uma prova de que consolidamos a campanha e de que está intrínseco na cultura do município a destinação correta desses itens”.

A REC dá destino correto a todos os resíduos gerados pelo desmanche dos produtos, tendo como meta resíduo zero. É uma das poucas empresas no Estado que possui licenciamento ambiental específico para o ramo de reciclagem de eletrônicos. A empresa possui sede na linha Rodeio Bonito, interior de Chapecó, onde o material é armazenado e, posteriormente, efetuada a triagem e dada a destinação.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro