Lê Notícias - Região - Atleta da Unochapecó atuará na Seleção Brasileira Universitária
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Atleta da Unochapecó atuará na Seleção Brasileira Universitária

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/06/2022 18:49 - Atualizado em 13/06/2022 11:15
Arquivo Pessoal Natália Carolina Detoni, a Nati, também é estudante de Direito na universidade Natália Carolina Detoni, a Nati, também é estudante de Direito na universidade

Vestir a amarelinha da Seleção Brasileira e representar o país no seu esporte é o sonho de qualquer jogador, em qualquer modalidade esportiva. Nas categorias universitárias, não é diferente: são novos caminhos para atletas que, para além do esporte, vivem sua formação acadêmica.

Na última semana, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário divulgou a lista convocatória da Seleção Brasileira Universitária que irá disputar o Mundial Universitário de Futsal Feminino. Entre as convocadas está Natália Carolina Detoni, a Nati, que é ala esquerda da Female/Unochapecó e acadêmica do curso de Direito.

Em 2017, a ala da Female/Unochapecó realizou o sonho da camisa canarinho, mas de uma maneira diferente. Ela foi convocada para a Seleção Brasileira de futebol de campo para uma fase de treinamento, e passou duas semanas em concentração na Granja Comary. Já em 2018, quando passou a atuar exclusivamente no futsal, a atleta conquistou espaço em mais uma convocação, desta vez para a Seleção Brasileira sub-20. A equipe disputou o Campeonato Sul-Americano da categoria e conquistou o título da competição.

Desta vez, o compromisso é outro: a disputa do Mundial Universitário será em Braga, Portugal, entre os dias 18 e 24 de julho. As convocadas se apresentaram na sexta-feira (10), e seguirão em treinamento até a estreia, que ainda não tem adversário definido.

VIVÊNCIA

Para Natália, além da emoção de representar o Brasil entre as melhores da modalidade, o momento representa um intercâmbio esportivo. “Estou muito motivada, a minha expectativa é de fazer uma ótima competição. Vestir essa camisa é muito gratificante, e eu tenho certeza que todas as convocadas vão dar o seu melhor para voltar com o título. Com algumas meninas eu já tive a oportunidade de jogar junto, outras jogando contra, mas tenho certeza que vou aprender muito com elas, e espero compartilhar um pouco do meu futsal com elas também”, garante.

Além da chance de conquistar o título mundial em quadra, a convocação traz consigo o olhar para novas realidades. “O esporte está me proporcionando muitas oportunidades, entre elas é exatamente essa troca de aprendizado entre as atletas, pelas suas culturas e experiências de vida, e principalmente pelo que elas podem oferecer das suas vivências do futsal”, ressalta Nati.

O valor cultural e pessoal que o esporte proporciona também tem influência na forma de lidar com a carreira. A atleta cursa o terceiro semestre de Direito e concilia a rotina de treinos com os estudos - um desafio que exige foco e dedicação. “Requer muita disciplina, porque a rotina acaba sendo desgastante. Os treinos exigem muito da nossa parte física e mental, principalmente nas viagens e competições. Sei da importância que tem o estudo pensando no pós-carreira esportiva, enquanto eu vivo meu sonho jogando”, finaliza.


Outras Notícias
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro