Close Menu

Busque por Palavra Chave

BRF investe em em sistemas de qualidade do campo à mesa do consumidor

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, tem como compromisso garantir a qualidade e segurança dos alimentos em toda a cadeia produtiva do campo à mesa do consumidor. Os controles de qualidade começam cedo: os laboratórios de saúde animal e industriais da BRF monitoram desde a matéria-prima, rações, incubatórios e granjas até a obtenção do produto final, garantindo a qualidade de produção em toda nossa cadeia.

No campo, o trabalho dos integrados conta com o suporte de uma equipe multidisciplinar que orienta e monitora toda a produção – são médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, químicos, engenheiros de alimentos, biotecnologistas e muitos outros profissionais envolvidos no processo. Tudo o que é produzido, com controles sanitários rígidos, posteriormente é mapeado por meio de análises microbiológicas, físico-químicas, bromatológicas, de resíduos, de qualidade das embalagens e análises sensoriais, que indicam a qualidade e a segurança dos produtos.

Esse amplo sistema de qualidade envolve 31 laboratórios de análises no Brasil, com mais de 400 colaboradores ativos nas unidades laboratoriais e cerca de 7 milhões de análises realizadas por ano. Nas 38 unidades produtivas localizadas em municípios das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, os protocolos para garantir a qualidade são aplicados em tempo integral por profissionais treinados, gerando dados que são utilizados pelo Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Além disso, a Cultura de Segurança dos Alimentos permeia todas as áreas com ações efetivas e proativas para prevenção de riscos dentro das rotinas diárias.

“Todas as plantas possuem planos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) implementados, onde é realizada a avaliação da severidade do perigo versus probabilidade de sua ocorrência para cada etapa do processo produtivo, sendo então determinado o risco relacionado à segurança dos alimentos produzidos, garantindo a avaliação por processo em 100% dos produtos. Este é um pré-requisito legal, baseado na avaliação de riscos como medida preventiva, imprescindível para nosso negócio”, destaca o vice-presidente de Qualidade e Agropecuária da BRF, Fábio Stumpf. “O sistema de qualidade da BRF é avaliado por meio de auditorias internas e externas e que ocorrem anualmente e lideradas pela área de Garantia da Qualidade Corporativa”.

Na planta de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, onde está um dos maiores abatedouros de aves para o mercado Halal (muçulmano) da Companhia no país, por exemplo, as ações para a garantia da qualidade envolveram mais de 1,7 mil treinamentos para 100% dos colaboradores de todas as áreas da unidade ao longo de 2021. Na unidade de Campos Novos, que exporta para os quatro continentes e detém o maior número de habilitações para a venda de produtos suínos, os colaboradores capacitados pelo SGQ realizam os controles de quase 38 mil itens selecionados à qualidade dos produtos e processos. Todos esses controles são reconhecidos pelos consumidores e por grandes multinacionais com as quais a Companhia comercializa seus produtos.

Em 2022, a unidade de Toledo (PR), por exemplo, recebeu da Arcos Dourados Comercio de Alimentos AS do Brasil (maior franquia da rede McDonald’s no mundo em números de restaurantes e vendas), o título de Melhor Planta Produtos Core, Requisitos Qualidade dentre todas as empresas fornecedoras de restaurantes McDonald’s no Brasil. Os “produtos core” são aqueles obrigatórios nos restaurantes McDonald’s em todo o mundo e que, por conta disso, precisam apresentar o mesmo padrão em todas as lojas da rede de fast food, como o hamburguer, McFritas, McNuggets e BigMac. Concorrendo com outras 15 empresas fornecedoras dos mais diversos produtos core para o McDonald’s, a BRF venceu pelo McNuggets.

A Restaurant Brands International Inc (RBI), empresa detentora das Marcas Burger King e Popeyes, entre outras, reconheceu a BRF neste ano destacando performance das plantas de Capinzal, no Meio-Oeste de Santa Catarina, e de Toledo, pela produção de diferentes itens para rede mundial de fast food. O Burger King conta com mais de 850 restaurantes no Brasil, entre próprios e franqueados e distinguiu a BRF com o prêmio a Estrela RBI. A BRF concorreu com mais de 55 outras empresas e cerca de 80 fábricas distintas. Atualmente, as unidades da Companhia fornecem todo frango usado em restaurantes do Burger King Brasil, do Chicken Crisp até o BK Chicken.

A BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro