Aquela choradeira, saudade e tudo mais que vai marcar a encomenda de Frei Afonso, sua merecida missa de corpo presente, as batidas nos ombros reafirmando a amizade, o consolo, termina logo após desce à terra. Depois todos voltam à realidade e, dane-se aquele filho de Deus que, nas ruas, não tem Casa e Cidadania. A homilia, muito bem ditada por sinal, será substituída pela despreocupação geral dos homens entre si. Ninguém vai perder noite de sono preocupado com seu semelhante. Banana para ele. Se quiser viver, viva. Se não quiser, morra. Cada um por si e dane-se o que vai acontecer com você porque não tem nada que se possa fazer. Portanto, viva a completa frieza entre os filhos de Deus que, mentindo, vão comungar o Corpo de Deus.
Passos
A humildade exposta no Frei que se foi, deve servir de escola para os demais, seja dentro da irmandade a qual fez parte, seja nos fiéis que, em sua existência, exerceu forte comunhão. O seu legado, para não ser esquecido, é ser copiado.
Copiado
Ser humilde e despojado de apego, mais o material, é para iluminados. São pessoas escolhidas que, olhando a futilidade das coisas terrenas, dá luz à beleza da pureza. Copiar Frei Afonso é para poucos. A maioria dos seres são contrários.
Contrários
Preso às materialidades, enganando-se à Luz do Evangelho, são todos os que não reconhecem em Frei Afonso qualquer aprendizado de seguimento. Os fiéis, depois da comunhão, vão falar do seu semelhante e ignorá-lo.
Irmão?
Ninguém é irmão de ninguém, muito menos a Igreja, seja ela qual for. Os exemplos de Jesus Cristo, sublimes e purificadores, não são para os seres humanos que, enganosos e mentirosos, pouco importam com seu semelhante.
Exemplo
Depois da comunhão que realizam aos domingos, o infiel engana Deus com seu pleno amor à matéria. Ele, o Criador, não é nada diante do poder do dinheiro que tem efeito assassino, e fulminante, na vida de humildade, amor e fé.
Nada
Agora vão lembrar de Frei Afonso como um grande homem e, possivelmente, um vereador inteligente, vá dar seu nome a rua, escola, praça. E seus ensinamentos serão abominados pela arrogância de quem ficou e vai apagar sua beleza existencial.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro